Precisa dar um “Up” no seu treino? Isso pode estar a um “play” de distância

Por Alexsandro Conejero

Treinar está chato ou você está sem motivação para treinar? Saiba que a música pode ser o vilão dessa vez. A música está de um modo ou de outro, presente em nossas vidas. Desde sempre nossas vivências incluem músicas, as cantigas de ninar, a trilha sonora dos filmes, as músicas que cantamos no banheiro e você acha que no treino seria diferente? Posso te afirmar que não. Nos treinos ou em qualquer modalidade esportiva, a música é essencial para manter o ritmo e motivar o aluno a desenvolver ao máximo seu potencial.
Você sabia que a música influencia diretamente em seu rendimento no treino? Vou te explicar melhor. Estudiosos da área conseguiram realizar alguns estudos e mostraram que a música afeta nosso treino de diversas formas, uma delas é diminuir nossa percepção da dor (dentro da escala de percepção de esforço – RPE). Com isso, ouvindo a música certa, você vai mais longe e o cansaço passa despercebido. É importante lembrar que não é qualquer música. Mas qual música escolher? A resposta é simples, a música que você mais gosta! Também já foi comprovado que a nossa música favorita aumenta nosso rendimento, fazendo que nossa vontade de treinar aumente e nos sentimos motivados a ir até o fim, estimulando-nos a novos recordes.
A música é uma excelente companhia para o seu treino. Portanto devemos utilizá-la como uma aplicação de estímulo positivo, adeque o ritmo e a melodia para a dinâmica do exercício, e os efeitos da música vão além de efeitos corporais, há efeitos cognitivos, fornecendo estímulos sobre a corporeidade (o corpo pensa, sente e age), portanto devemos tomar muito cuidado na escolha das músicas, pois elas podem impulsioná-lo ou desmotivá-lo a permanecer no treino. E você profissional da educação física, fique de olho na escolha das músicas durante o treino, pois elas geram impactos significativos nos seus alunos. Então agora, escolha a sua música preferida, aumente o som e vamos treinar!
O autor é fisioterapeuta (Cref 113576-G/SP)

Comments

comments

Postado em 5, agosto, 2021