1ª Olimpíada de Xadrez do Hospital Estância Morro Grande

Por uma Cultura de Paz e Saúde Mental

Com a participação de alunos do ensino fundamental e médio das escolas de Ibiúna, o Hospital Psiquiátrico Estância Morro Grande (HEMG), com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer de Ibiúna, está realizando a 1ª Olimpíada de Xadrez, com final previsto para o dia 17 de junho, no Centro Olímpico Municipal.
A competição foi dividida em duas categorias, sendo ensino fundamental e médio, onde os 32 competidores vão disputar partidas entre si conforme a divisão. A premiação dos primeiros colocados será um valor em dinheiro e uma medalha, além de um troféu para sua escola. O segundo e o terceiro lugar ganharão um valor em dinheiro e uma medalha. Os demais competidores receberão a medalha de participação.
“Em todas as competições o intelecto é o que comanda. Sempre analisamos o campo, avaliamos a capacidade do adversário, imaginamos as possíveis defesas ante nossos ataques, vislumbramos seus erros, mas na hora da comemoração do triunfo ou reconhecimento da derrota nos focamos no físico e não no raciocínio. Numa guerra, por exemplo o setor mais importante é o serviço de inteligência que passará as informações, onde, o comando analisará qual é a melhor atitude para a defesa ou ataque. Uma competição não é uma guerra, não há inimigos e sim adversários, participantes concorrendo ao sucesso, mas a alegria de participar é prioritária, porque não sou um herói e sim uma pessoa com habilidades de concorrer. A vida é um constante desafio, uma competição onde o raciocínio é nossa principal ferramenta para a superação diária. Vamos motivar os alunos a aproveitar o período de formação para desenvolver estás ferramentas”, explica Dr. Juan Manuel Urbinati, fundador do Hospital Estância Morro Grande.
Para Benedito Ivair Cardoso, professor de filosofia e coordenador do projeto de Olimpíada de Xadrez do HEMG, esse esporte é um recurso pedagógico que auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades. “É um elemento de cultura material e imaterial. Hoje, de caráter internacional. Arte, ciência, esporte”, completa.
Para aqueles que gostam de jogar xadrez, no dia da final, 17 de junho, haverá partidas livres para todos aqueles que quiserem exercitar suas habilidades no jogo.
O Hospital Estância Morro Grande é especializado em saúde mental e faz parte do grupo Hospitais Estância. São seis unidades espalhadas pelo Brasil que oferecem atendimento para todas as regiões. Aqui em Ibiúna, são duas unidades, matriz e filial, onde recentemente passou pelo processo de certificação do Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:15.
Acesse o site www.estanciamorrogrande.com.br e siga o Hospital Estância Morro Grande nas redes sociais.

Comments

comments

Postado em 11, maio, 2023