Curtas da Política

Largou na frente?
A pouco mais de 10 meses para a eleição municipal de 2024, os políticos da cidade começam a se movimentar para o próximo pleito. O advogado Mário Pires (ainda no PRTB), que terminou em terceiro lugar em 2020, já tem o seu escritório político na cidade e está em busca da composição partidária para o próximo ano. Já conta no sistema do TSE, os partidos União Brasil (UB), Avante e Partido Social Democrata (PSD) com aliados de Marinho na presidência. Ele deve ser candidato pelo Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas e outras siglas devem ainda compor seu arco de alianças, como o Solidariedade e o próprio PRTB – pelo qual disputou a eleição passada.


E a máquina?
Do lado da atual administração do município, ainda é incerto por qual partido o prefeito Paulinho Sasaki (atualmente no PTB) deverá buscar a reeleição. O próprio PTB, além do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) fazem parte da aliança política do grupo político, liderados por Sasaki e o ex-prefeito Fábio Bello (MDB). Ainda devem fazer parte do grupo o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), graças a boa relação do prefeito com o deputado federal Vitor Lippi (PSDB), e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que tem a liderança do vereador dr. Walmir Júnior no município.

E o PL?
O Partido Liberal (PL) ainda continua sem direção em Ibiúna. Recentemente, o vereador Luiz Fernando Piu anunciou ingresso na sigla. O PL é um possível destino do prefeito Paulinho Sasaki para concorrer à reeleição, mas também está nos planos para compor a chapa dos candidatos Mário Pires e também de Renan Godinho (Pode). O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro é apontado como um trunfo para os candidatos em busca do voto conservador no município.

E o Tenente?
Outro possível nome na disputa do ano que vem, o tenente aposentado da PM, Adilson Ribeiro, ainda não anunciou por qual sigla pretende concorrer. Um aliado do advogado preside o Democracia Cristão (DC) no município. A nível nacional o partido tem a liderança do lendário Eymael.

E a vereança?
A disputa para vereador no próximo ano, que deve ter menos candidatos do que 2020 por conta da nova regra eleitoral, também deverá ser intensa. Com a lei vigente, cada partido poderá lançar apenas 16 candidatos (100% do número de vagas mais um). Na eleição passada eram até 23 por cada partido. Com a limitação de candidatos, o número de concorrentes será menor, porém a disputa deverá ser mais intensa, com ex-candidatos a prefeito concorrendo a vereança e novos candidatos.

PV tem diretório
O Partido Verde de Ibiúna agora tem diretório na cidade – a sigla deixou de ser comissão provisória e está com órgão até 25 de setembro de 2025. O presidente é o contador José Antônio da Silva, conhecido como Toninho Cachoeira. O PV está federado com o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Comments

comments

Postado em 9, novembro, 2023