O viaduto caiu mas a luta continua…

Sempre que termina um ano ou um governo vemos renascer no peito uma esperança de melhora em diversos setores da sociedade principalmente nas ações que visam ao aperfeiçoamento de medidas eficazes na área da Educação. Infelizmente tudo não passa de discursos maravilhosos que nem sempre redundam em resultados positivos. Quem empobrece e adoece a cada dia é a sociedade que acostumou não valorizar aquele que é responsável pela mediação e transmissão de conhecimentos em sala de aula. Não esperemos uma rápida melhora na Educação e muito menos nas condições de trabalho e reconhecimento do esforço despendido por todos aqueles que vêem na elevação do nível educacional a única forma de mudar a realidade do país.

Nosso clamor nos dias atuais não é no sentido de implorarmos a valorização do professor, mas sim de alertar os que ainda estão na ativa, da importância de não abandonarmos nossa missão. A principal meta é o resgate de valores que se perderam com o tempo. O principal deles é o respeito ao próximo. Tarefa difícil em uma época em que muitos não respeitam nem a si mesmos.Nessa luta, a triste constatação é de que esse valor vem se perdendo no seio da própria família. Quando isso ocorre, a função da escola fica severamente comprometida e o papel do professor se torna extremamente difícil. É nesse cenário que estamos inseridos desempenhando papel de super-heróis, que, muitas vezes por querer o melhor para o educando somos transformados em vilões por estarmos na contramão, isto é, tentando reverter situações quase que irreversíveis e que fogem de nossa alçada enquanto educadores.

Não esqueçamos que somos agentes causadores dessa tão almejada mudança e se nos prostrarmos ela não ocorrerá. Por mais que tudo o que se tente ensinar não tenha sido assimilado da forma como gostaríamos que fosse, precisamos ter a consciência de que nosso esforço foi no sentido de formar profissionais competentes, capazes de trabalhar no sentido de trazer progresso e desenvolvimento à Nação. Se constatamos casos de tragédias pela ação de maus profissionais, é pela má formação que tiveram, resultante da falta de informação não valorizada pelo educando em sala de aula.

Portanto, caros colegas, enquanto nossos educandos não derem o devido valor ao aprendizado, pessoas continuarão morrendo por erros médicos e outros viadutos cairão por falhas em projetos. Mas a luta continua… Um abraço e feliz dia dos professores.

Professor Zacarias

 

 

Comments

comments

Postado em 22, outubro, 2014