Medalhista de conhecimento, estudante de Ibiúna quer participar de Mostra Brasileira de Foguetes

O estudante Marcelo Yudi Narukawa, da escola estadual Lurdes Pena Carmelo, no Distrito do Paruru, tem se destacado em olímpiadas de conhecimento específico no do estado e até de todo o país.
Em 2022, o estudante obteve medalhas de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e medalha de prata na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética. Neste ano de 2023, foi medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Olimpíada Nacional de Ciências.

Estudante medalhista, Marcelo Yudi Narukawa


Autodidata, o adolescente conta que, mesmo nas férias, dedica até 2 horas por dia para estudar. “Como acabei de entrar de férias, minha rotina de estudos está um pouco inconsistente, mas normalmente eu só separo um assunto específico pra estudar, e uso de uma hora e meia a 2 horas por dia até eu terminá-lo”, conta.
Um dos conhecimentos que Yudi desenvolve é o de construir foguetes. Ele conta que pretende participar no próximo ano da Mostra Brasileira de Foguetes. “É uma olimpíada que no geral constrói e lança foguetes a partir de uma base de lançamento, buscando atingir a maior distância possível. Ela serve para despertar interesses nos jovens dentro das áreas da ciência, física, química e astronomia, aplicando estas matérias de uma maneira mais prática”, explica o estudante. “No meu caso (nível 3) os foguetes serão preenchidos com água pressurizada por uma bomba de bicicleta, funcionando com base na lei da ação e reação”, acrescenta. “Meu primeiro contato com esse tipo de foguete foi em uma eletiva dirigida pela professora Dinalva, no meu 6º. ano. Apesar de os resultados na época não terem sido muito satisfatórios, eu retomei o projeto este ano, como uma proposta de trabalho do Guilherme, meu professor de ciências”.
Quanto ao futuro, o estudante diz que ainda não definiu qual a profissão pretende seguir, mas assinala: “pretendo seguir algo no ramo da engenharia, astronomia ou virar empresário”.

Comments

comments

Postado em 19, dezembro, 2023