Até o dia 7 de outubro, professores da Rede Pública de Ensino podem se inscrever em Especialização em Ensino de Filosofia a distância da UFSCar

Curso de formação está pautado nas dinâmicas e nas necessidades advindas do  trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola e da sala de aula

Até o dia 7 de outubro está aberto o período para inscrições no Curso de Especialização em Ensino de Filosofia a distância da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A iniciativa tem como objetivo promover a formação continuada a distância de professores do sistema de Ensino Básico Brasileiro, especialmente do Ensino Médio que lecionem Filosofia, visando contribuir para uma efetiva mudança na dinâmica da sala de aula. Coordenado pela professora Adriana Mattar Maamari, do Departamento de  Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar, o curso é oferecido por meio de  uma parceria com a Rede Nacional de Formação de Professores da  Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação.

Segundo os organizadores, a intenção é desenvolver um curso de formação pautado nas dinâmicas e nas necessidades advindas do trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola e da sala de aula, de modo a fortalecê–los no enfrentamento dos desafios postos por esse trabalho.

O curso é gratuito e tem carga horária de 360 horas, o que equivale a 18 meses. As aulas ocorrem em plataforma de ensino a distância e em três momentos avaliativos presenciais aos sábados, no período diurno, em polos de apoio, em cidades próximas da localidade do estudante. Os municípios serão definidos por meio de termos de cooperação que estão sendo estabelecidos pela coordenação do projeto.

Para se candidatar, os interessados devem possuir vínculo empregatício na Educação Básica da Rede Pública de Ensino – nos âmbitos municipal, estadual ou federal – e possuir curso superior em nível de graduação completo no ato da inscrição definitiva no curso. Dentre os critérios de seleção, será levado em consideração se o candidato atua como professor em São Paulo, Santa Catarina, Piauí, Alagoas e Amapá, Estados que manifestaram interesse na oferta da atividade quando consultados pela coordenação.

Informações sobre a inscrição, o edital e o cronograma completo das atividades podem ser conferidos no Portal do Ensino de Filosofia da UFSCar na internet, em www.ensinodefilosofia.ufscar.br.

Fonte: Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos

Comments

comments

Postado em 23, setembro, 2013