O idiota e a pandemia

Por Claudino Pilleti

“Idiota” deriva do termo grego idiotes, isto é, aquele que só se preocupa com o bem particular. Por extensão diz-se do ignorante, egocêntrico e imediatista. Dele afirma o provérbio: “Um homem aponta o céu. O idiota olha o dedo. O sábio vê a lua”. Em tempos de pandemia podemos adaptar para: “Um homem aponta o rosto. O idiota olha o dedo. O sábio vê a máscara”.
Pretender mostrar a gravidade da pandemia a idiotas é, como se diz, chover no molhado, pois, eles não conseguem ver nada além da diversão. E, assim, tornam-se propagadores do vírus no meio em que vivem. Eles, num dos finais de semana em que o Rio Grande do Sul estava com quase 100% dos leitos hospitalares ocupados, organizaram, em Porto Alegre, diversas festas clandestinas. A polícia conseguiu fechar sete delas. No Rio de Janeiro, além de praias lotadas, inúmeras festas clandestinas são constantemente flagradas. E, Santa Catarina, considerado um dos estados mais evoluídos do país, por isso mesmo com mais opções de diversão, que são aproveitadas mesmo em plena pandemia, chegou a tal ponto que pessoas morreram na fila de espera por vaga hospitalar. Para amenizar a situação, diversos contagiados foram transportados para outros estados. Em São Paulo, o estado mais rico do país, mesmo com o número de mortes por Covid aumentando, festas clandestinas reúnem centenas de pessoas e, como em outros estados, quase todas sem máscara.
O problema é que a idiotice parece ser, em nosso país, uma pandemia tão ou mais contagiosa que a Covid. Para idiotas, a diversão representa uma ilusão de felicidade através da fuga da realidade. É claro que não se trata de negar o valor das diversões que, certamente, nos proporcionam algumas emoções poéticas da vida. Mas, momentaneamente, em vista de um bem maior, isto é, o fim da pandemia, é preciso privar-se da diversão.
Para tanto, nada melhor que o exemplo do sábio, que, ao invés de se fixar no dedo (diversão), como faz o idiota, vê a lua (o bem maior). E, assim como a humanidade graças à ciência e à tecnologia conseguiu chegar até a lua, logo conseguirá, se os idiotas deixarem, chegar ao fim dessa pandemia que tantas aflições nos causou e continua nos causando.

Comments

comments

Postado em 13, março, 2021