Entidades planejam ações para o combate à dengue em Ibiúna

Viviane Oliveira

No último dia 13, os integrantes da Sala de Situação em Saúde de Ibiúna receberam a Diretora da Sala de Situação Regional de Sorocaba, Sueli Yasumaro Dias , que trouxe dados importantes para subsidiarem as próximas ações do grupo no combate à dengue e outras doenças.
Segundo Sueli, foi expedido recentemente um alerta sobre o Estado de São Paulo, que neste 2º semestre apresenta alto risco em relação à circulação do vetor Mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zikavírus e chikungunya.
Neste cenário, Ibiúna que deveria ter 19 agentes de controle de vetores, conta com uma equipe de apenas 5 na Vigilância Ambiental em Saúde, responsável pelo combate dos possíveis focos encontrados, através das visitas diárias, ações ou pelas notificações imediatas de suspeitas pela Vigilância Epidemiológica. Outro aspecto apontado foi a necessidade de melhorar a comunicação e informações sobre os atendimentos destes casos entre os diversos órgãos municipais, que compõem o sistema de saúde da cidade, como as Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, além do Centro de Controle de Zoonoses, as Unidades Básicas de Saúde e o Hospital Municipal. Os dados devem estar integrados, de modo que cada órgão atue no combate às doenças.
Sueli ressaltou a importância de o município desenvolver ações em relação à melhoria dos serviços de coleta de lixo, uma vez que é comum serem observadas em toda a extensão territorial de Ibiúna, centenas de caçambas acumulando grandes volumes de resíduos, que também ficam espalhados nesses pontos por vários dias, tornando-se possíveis focos de criadouros do mosquito.
A Sala de Situação em Saúde de Ibiúna, da qual a SOS Itupararanga faz parte, reúne representantes das diversas secretarias municipais e do Conselho Municipal De Saúde, sendo responsável por organizar mutirões de combate à dengue, com ações de limpeza nos bairros e conscientização da população.

Comments

comments

Postado em 29, setembro, 2022