Sistema Produtor São Lourenço foi inaugurado

O 7º sistema de água da Grande São Paulo, que leva água de Ibiúna a região metropolitana, foi inaugurado no início deste mês, em Vargem Grande Paulista

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou, no dia 03 de abril, em Vargem Grande Paulista, as obras do Sistema São Lourenço, o sétimo manancial a fornecer água para os moradores da Grande São Paulo. O novo sistema extrai agua da Cachoeira do França, divisa de Ibiúna e Juquitiba. Com capacidade para produzir 6,4 mil litros por segundo, o São Lourenço poderá ser usado para abastecer até 2 milhões de pessoas que moram nas cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista e Osasco, área de maior crescimento populacional na Região Metropolitana e que hoje é atendida pelos sistemas Alto e Baixo Cotia, que são antigos e pequenos, e Cantareira e Guarapiranga, que já estão sobrecarregados.
A cerimônia de inauguração aconteceu em Vargem Grande Paulista, na Estrada da Mineração Ouro Branco, e contou com a presença de diversas autoridades, comoos prefeitos Josué Ramos (PR), de VGP, João Mello (PSD), de Ibiúna, e Rogério Franco (PSD), de Cotia. O presidente da Sabesp Gerson Kelman, o secretário de Recursos Hídricos Benedito Braga, além de deputados, vereadores e secretários municipais.
O São Lourenço é o primeiro manancial de grande porte construído pelo governo em 25 anos. O último sistema de abastecimento feito pelo Estado foi o Alto Tietê, em 1993. A nova construção teve início no dia 10 de abril de 2014, após dois anos de atraso, em pleno crise hídrica deflagrada pela seca no Sistema Cantareira. A previsão era concluí-la até o fim de 2017. 
A obra foi executada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com as empreiteiras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez. O investimento total, segundo a estatal, é de R$ 2,2 bilhões. 
De acordo com a Sabesp, o São Lourenço vai aumentar a segurança hídrica para toda a Grande São Paulo, beneficiando indiretamente os 22 milhões de moradores da região. A obra capta água na represa em Ibiúna e conta com 82 quilômetros de tubulações para levar a água até os municípios atendidos. A estação de tratamento fica em Vargem Grande Paulista.

Comments

comments

Postado em 20, abril, 2018