Secretaria de saúde reestrutura ações para controle de doenças causadas por mosquitos

Coordenada pela equipe da Vigilância Ambiental em Saúde de Ibiúna, foi realizada na última terça-feira (16) uma reunião que teve como objetivo reestruturar a Sala de Situação em Saúde, órgão instituído pelo Ministério da Saúde que tem como atribuição “intensificar a consolidação e divulgação de informações para a tomada de decisão visando o fortalecimento e a melhora de atividades para vigilância e controle das arboviroses” (fonte: www.gov.br/saude). Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, como a Dengue, Zika e Chikungunya. Os vírus causadores dessas doenças são transmitidos por Aedes aegypti.
A Sala de Situação reúne representantes das secretarias municipais e da sociedade civil organizada. A convite do chefe de setor da Vigilância Ambiental em Saúde, Renan Cristóvão, a SOS Itupararanga integrará este grupo, que também têm como competência identificar os problemas ambientais que afetam a saúde pública e promover de forma coletiva as ações educativas destinadas à multiplicação de informações relativas às doenças e aos riscos à saúde.
As equipes da Vigilância Ambiental e da Epidemiológica ressaltaram que a incidência de dengue e leptospirose tiveram um crescimento acentuado este ano, inspirando preocupação e alertando para a necessidade de medidas urgentes para a conscientização da população.
Neste primeiro momento, a SOS Itupararanga participará das ações da Sala de Situação por meio do projeto Nossa APA, que está chegando às escolas da rede municipal de Ibiúna, agregando o tema saúde ao conteúdo abordado no projeto. A ONG também colaborará com a produção de um vídeo sobre a dengue e as medidas de prevenção.
O encontro também reuniu representantes da Secretaria de Educação, técnicos das unidades de saúde, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Cultura e da Associação Comercial e Empresarial de Ibiúna (ACEI).

Comments

comments

Postado em 22, agosto, 2022