Represa que abastecerá São Paulo está com nível abaixo do normal

A Represa Cachoeira do França, entre Juquitiba e Ibiúna, está com nível de água baixo. Segundo o Portal G1, moradores da região estimam que represa esteja de 10 a 15 metros abaixo do nível normal. As faixas de areia já estão expostas. Não há dados oficiais do nível de água porque a represa ainda não faz parte dos sistemas que abastecem as cidades.
A represa abastecerá casas a partir de abril, por meio das obras do Sistema São Lourenço, por enquanto, não é usada para abastecimento de casas, mas para fornecimento de energia. A estimativa é de que, a partir de abril, com um novo sistema criado para evitar racionamento de água em épocas de seca, mais de dois milhões de pessoas, em sete cidades da região metropolitana de São Paulo, serão abastecidas pela Represa.
Os moradores da região estão preocupados com a situação da represa e desconfiam de que o baixo nível de água acontece em função de uma usina hidrelétrica do grupo Votorantim, mas o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (DAEE) afirma que não é a geração de energia que está causando o problema e sim a falta de chuvas.
“Saímos de uma crise hídrica e os reservatório estão se recuperando. Se você observar as vazões dos afluentes do reservatório do França dos últimos seis meses, você vai verificar que com a exceção de janeiro, todas as afluentes estiveram abaixo da média histórica. Então essa é uma condição que pode explicar essa observação de que os níveis estão abaixo do esperado para esse período do ano”, afirma o superintendente do DAEE ao G1.

Comments

comments

Postado em 23, março, 2018