Ramos: a despedida do âncora do rádio ibiunense

Aos 66 anos, o locutor Severino Ramos Bezerra da Silva, conhecido como o Ramos da Rádio, faleceu no último 16 de abril, após um intenso tratamento contra o câncer. Ele foi o precursor da rádio em Ibiúna até conseguir, finalmente, oficializar a Rádio Space FM, na frequência 87,5, a primeira emissora de rádio comunitária do município. Segundo a esposa, Elaine Cristina Fernandes, que continua como presidente da estação, a rádio, para Ramos, era o sonho de uma vida. “A rádio foi autorizada quase 20 anos após seu pedido no Ministério das Comunicações e está no ar com sua programação ao vivo há um ano; se mantém no top das rádios comunitárias mais ouvida da região de Sorocaba, segundo o site rádiosnet.com”, conta Elaine.
Dono de uma voz inconfundível, Ramos atuou por anos com som volante, ao fazer propagandas com carro de som de empresas como o Supermercado São Roque. Foi locutor de comícios políticos, apresentador, por muitos anos, da festa de São Sebastião, e ainda foi o idealizador do carnaval de rua em Ibiúna, transmitido a sua ideia ao então prefeito da época, Zezito Falci (em memória).
Nascido em Caruaru, Pernambuco, veio para São Paulo aos 4 anos. Morou em Ibiúna por mais de 40 anos e atuou em diversas rádios não autorizadas, com trabalho free-lance, em toda região. Chegou a prestar serviços para o SBT, do apresentador Silvio Santos. O sonho de Ramos, no entanto, era ter a própria emissora de rádio.
Conhecido na cidade, a esposa conta que o carinho dos amigos e conhecidos nas ruas da cidade era a sua maior satisfação. “Ele era muito conhecido em Ibiúna graças a Deus”, diz Elaine. Ramos descansou, mas o sonho da rádio comunitária de Ibiúna continua mais vivo do que nunca. “O último pedido que me fez foi para continuar com a rádio. Não deixe que apague o meu nome: Ramos da Silva ou, para muitos, Ramos da Rádio”, completa Elaine.

Comments

comments

Postado em 11, maio, 2023