Proprietário de animal responderá criminalmente por maus tratos em Ibiúna

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ibiúna, realizou pela primeira vez no município uma autuação contra o crime de maus-tratos aos animais baseado na Lei 1380/2007, artigos 3, 4, 6, 35 e 36, que tratam sobre a posse responsável. O crime aconteceu no bairro Campo Verde, onde um cavalo foi encontrado agonizando e precisou ser sacrificado.
Após denúncias de moradores feitas à GCM, o animal foi encontrado caído no meio lama. Ele estava debilitado, sem condições de se levantar havia dias, segundo as denúncias. A informação é de que o proprietário teria deixado o animal no local sem prestar socorro ou ajuda veterinária.
O CCZ solicitou ao proprietário o histórico clínico do animal, que não foi apresentado, portanto, um médico veterinário particular de grandes animais foi chamado ao local para avaliação. Após exame realizado pelo veterinário que indicou a eutanásia. Após autorização do proprietário, o procedimento foi feito no local seguindo todos os protocolos éticos para o procedimento.
Diante dos fatos, o proprietário do animal foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Ibiúna e responderá processo criminal por maus-tratos ao animal e não cumprimento da posse responsável.
A veterinária Nayla Fernanda, que após assumir o CCZ, tem trabalhado de forma efetiva para cumprir as ações que competem ao setor, inclusive no resgate de medidas e transformações necessárias tanto na estrutura do local, alerta que “maus tratos ao animal é crime e a fiscalização do município está averiguando todos os casos”. Lembrando que a nova Lei assinada pelo atual presidente penaliza o crime com reclusão de 2 a 5 anos.

Comments

comments

Postado em 6, outubro, 2022