Prefeitura apresenta ações da Secretaria de Assistência Social em meio a pandemia

O VOZ questionou a Prefeitura de Ibiúna sobre as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em meio a pandemia. A nota explicitou que a secretaria, chefiada por Regiane Cristina Rodrigues Machado, está realizando diversas atividades que estão atreladas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no âmbito municipal. “Mesmo durante a pandemia, os projetos continuam sendo realizados com o intuito da proteção social básica e especial”, disse a nota.
Entre as atividades realizadas, estão o atendimento remoto das situações de vulnerabilidade social, no qual realiza a triagem e direciona os casos para a proteção social básica nas unidades do Centro de Referência a Assistência Social (CRAS), atendimento presencial com Assistente Social/Psicólogo para as famílias conforme demandas apresentadas, encaminhamentos a rede, inclusão ao Cadastro Único, visita domiciliar quando necessário; Orientações e Consultas dos programas de benefícios, entrega do Programa Viva Leite as famílias beneficiárias.
Pessoas em situação de rua
A secretaria elaborou um projeto para atendimento da população de rua, que começou a ser executado em fevereiro. São muitos os fatores que levam as pessoas para as ruas: de rompimentos de vínculos, dificuldade financeira até problemas com vícios, como explica a secretária de Assistência Social de Ibiúna, Regiane Rodrigues. O projeto foi desenvolvido com o intuito de garantir a oferta de serviços básicos de alimentação, higiene, acompanhamento profissional especializado e articulação com outras políticas públicas.
Os atendimentos são realizados no prédio da antiga Creche Nossa Senhora Aparecida, próximo aos Correios, onde é oferecido café da manhã, banho, acompanhamento com técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e apoio de enfermagem.

Comments

comments

Postado em 19, março, 2021