Justiça determina exoneração de Euzébio da Silva

A justiça da Ibiúna determinou que o prefeito Paulinho Sasaki (PTB) exonere o advogado Euzébio da Silva do cargo de secretário de Negócios Jurídicos e fixou multa de R$ 1.000,00 por dia caso o prefeito não cumpra a decisão. O juiz se posicionou hoje (25) após manifestação do Ministério Público.
Euzébio era o procurador-geral do município, mas, passou a ocupar o cargo de secretário depois que o MP entrou com ação alegando que a nomeação do advogado caracteriza nepotismo, já que, quando nomeado, ele era cunhado do vice-prefeito, Alexandre Bello (MDB). O Tribunal de Justiça determinou a exoneração de Euzébio. O MP também entrou com ação de improbidade administrativa contra o prefeito Paulinho Sasaki e o advogado – o processo segue em andamento.
Para “cumprir” a decisão, Sasaki exonerou Euzébio do cargo de procurador-geral e o nomeou como secretário de Negócios Jurídicos, em uma manobra que envolveu a troca com o também advogado Tadeu Antônio Soares. No entanto, a determinação da justiça agora é a de que ‘Zebinho’, como é conhecido, não pode exercer qualquer cargo na administração do município. “Ora, apresenta-se claro o descumprimento pelos Réus de medida judicial que deferiu a tutela de urgência pleiteada pelo Ministério Público, e deste modo determino a imediata exoneração de Euzébio da Silva, estando ainda proibido de exercer qualquer cargo comissionado no âmbito da Prefeitura Municipal enquanto o co-agravado Paulo Kenji Sasaki ocupar cargo eletivo, nos termos do que já fora decidido pelo Eg. Tribunal de Justiça/SP”, disse o juiz, na decisão.
Como o prefeito encontra-se em férias no Japão, o VOZ questionou a prefeitura sobre quais são as medidas previstas com a decisão judicial. Entretanto, o governo municipal ainda não se manifestou sobre a decisão.

Comments

comments

Postado em 25, outubro, 2023