Informe sobre morte de abelhas

A Prefeitura de Ibiúna informa que está acompanhando o caso de mortalidade repentina e em massa das abelhas, no bairro de Piratuba, em dezembro de 2018. Amostras de abelhas foram coletadas na ocasião e enviadas para análise em laboratório especializado na pesquisa de resíduos de uso agropecuário. O resultado da análise revelou a presença do composto Flutriafol (grupo dos triazóis), encontrado em fungicidas de uso agrícola.
A Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo – órgão responsável pela fiscalização do uso e comercialização de agrotóxicos – foi notificada sobre a ocorrência de mortalidade no apiário e sobre o resultado da análise. Enquanto aguarda direcionamento do órgão, as Secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente trabalham em conjunto no mapeamento das áreas em que se verificou grande mortalidade nas colmeias. A finalidade da pesquisa a campo é tentar descobrir em quais circunstâncias se deu a morte das abelhas e a tomada de medidas necessárias para evitar novas ocorrências.
O trabalho inclui a busca de casos confirmados de morte de abelhas, orientação ao produtor rural sobre boas práticas agrícolas e sobre o uso correto dos agrotóxicos.
Secretaria da Agricultura: Av. São Sebastião, 497, Centro. Para mais informações (15) 3241-1554.

Comments

comments

Postado em 22, março, 2019