Ibiúna já tem quatro pré-candidatos a prefeito

Depois de alcançar números recordes de candidatos a prefeito nas eleições de 2020, com nove concorrentes na disputa, os primeiros pré-candidatos a prefeito de Ibiúna para as eleições de 2024 começam a se apresentar. Faltando um ano para o início da campanha eleitoral, quatro nomes já são cotados para disputar o cargo de prefeito.
O atual prefeito Paulinho Sasaki (PTB) confirmou ao VOZ que pretende tentar a reeleição. Depois de ficar por 16 anos como vereador, Sasaki concorreu nas eleições de 2016 e ficou em terceiro lugar. Após a desistência do ex-prefeito Fábio Bello (MDB), com receio de ser impedido pela Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2020, Sasaki – até então apontado como candidato a vice – assumiu a dianteira da eleição e foi eleito prefeito de Ibiúna com 14.014 votos, mais que o dobro do segundo colocado. Nos bastidores, é certo a ida do prefeito para o Partido Liberal (PL), considerado de direita, que conquistou o maior número de parlamentares em 2022 com a influência do ex-presidente Jair Bolsonaro. Além do PL, deve fazer parte do arco de partidos aliados o MDB, do vice-prefeito Alexandre Bello.
Outro pré-candidato na disputa é o advogado Renan Godinho. Ele, que alcançou o segundo lugar na eleição de 2020, vai para a sua quarta disputa eleitoral consecutiva, depois de tentar para deputado estadual em 2018, prefeito dois anos depois e deputado federal no ano passado. Desde 2019, o advogado está no partido Podemos, que preside em Ibiúna. Em 2020, ficou em segundo lugar, com 6.632 votos.
Também advogado, Mário Pires é apontado como pré-candidato a prefeito na eleição do próximo ano. Ele, que disputou a eleição pela primeira vez em 2020 e ficou em terceiro lugar, considerado uma surpresa no meio político, ainda não tem partido definido para 2024. Depois de concorrer pelo nanico PRTB, Mário articula a sua participação na eleição por outra sigla. Recentemente, publicou em suas redes sociais um vídeo com o deputado federal Alexandre Leite, um dos caciques do União Brasil no estado. A ida do pré-candidato ao União é uma possibilidade, bem como Republicanos e PSD também estejam na órbita de Marinho.
Outro advogado, o sargento da PM aposentado Adilson Ribeiro também se apresenta como pré-candidato a prefeito. Ele, que disputou a eleição do ano passado como candidato a deputado estadual, pelo Partido Social Cristão (PSC), ainda não tem definido a sigla pela qual participará do pleito em 2024. Nos bastidores, os movimentos do sargento se dão em direção a alguma sigla de direita, como Republicanos ou até mesmo o PSD. O partido político do sargento ainda é uma incógnita.
Além dos nomes já declarados como pré-candidatos, é cogitado no meio político as possíveis candidaturas do ex-prefeito João Mello – ainda filiado ao PSD – do atual vereador Walmir Junior, de malas prontas para o PSB, do ex-prefeito Jonas de Campos (sem partido) e também do ex-vereador José Vicente Falci Neto, filho do ex-prefeito Zezito Falci, também conhecido como Zé Vicente – ambos ainda sem partido.

Comments

comments

Postado em 12, julho, 2023