Conselho homenageia ‘mulheres em destaque’

No último dia 11 (sábado), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), de Ibiúna, prestou homenagens para oito mulheres com atuação no município. Segundo a presidente do conselho, a advogada Vanessa Longano, as homenageadas lutam “por uma sociedade justa e igualitária”. Elas receberam um Diploma-Menção Honrosa “Mulheres em Destaque/2022”. A cerimônia de homenagem aconteceu nas dependências do Colégio Elitec – Polo da Faculdade Cruzeiro do Sul.
A presidente do CMDM disse que gostaria de contemplar todas as mulheres, já que a maioria delas tem jornadas duplas, com o trabalho, afazeres domésticos e muitas outras ocupações. Para representá-las, o CMDM escolheu oito mulheres que tem atuação de destaque em Ibiúna e na região.
As homenageadas foram: A médica Margarida Giancoli Reguengo – ginecologista e obstetra. Ela é a primeira médica de Ibiúna, formada em primeira turma, de 1968, da Faculdade de Botucatu. Já realizou cerca de 5 mil partos na sua trajetória. É fundadora do Hospital de Ibiúna. Atualmente atende nos postinhos dos bairros Paiol Pequeno e Capim Azedo.
Outra homenageada foi a jornalista e assistente social, Júlia Tanaka, diretora do jornal VOZ de IBIÚNA há 33 anos, responsável também pelo guia de telefones e de negócios Fone Fácil, há 25 anos.
A doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Pimentel Toloza Ribas, também foi homenageada. Ela é Mestre em Tecnologia Ambiental; Biomédica Sanitarista; foi secretária do Meio Ambiente de Ibiúna e candidata a prefeita na eleição de 2020.
A médica Terezinha Lidelci Bueno – Clínica Geral e Reumatologista – também recebeu a homenagem. Formada na Santa Casa de São Paulo, em 1992, ela atua há 2 anos na rede privada e no posto central de Ibiúna. Outra homenageada, foi a advogada Dra. Luciana Pilar Bini Rojo, presidente da OAB Ibiúna, em seu terceiro mandato consecutivo.
A assistente social, Michele de Castro, também foi uma das lembradas. Formada em 2011, ela é Especialista em Políticas Públicas pela Universidade de Brasília 2018. Michele é assistente técnica judicial, entre outras qualificações.
A vereadora Rozi Aparecida Domingues Soares Machado (União Brasil) também foi contemplada com a homenagem. Farmacêutica, empresária e vereadora de Ibiúna, em seu terceiro mandato, Rozi propôs as leis “Anjo da Guarda Mulher”e “Semana de Conscientização de Violência contra a Mulher”, em 2022.
A deputada estadual Maria Lucia Amary (PSDB), de Sorocaba, também foi lembrada. Em seu quinto mandato, a parlamentar é presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar na Assembleia Legislativa, presidindo a cassação do ex-deputado Arthur Do Val; autora de inúmeros projetos em prol das Mulheres, inclusive o que se torna obrigatória a criação do Conselho dos Direitos da Mulher, com verbas e políticas públicas. Ela está lutando para que Ibiúna seja contemplada com a Casa da Mulher.
A presidente do CMDM, Vanessa Longano, e vice-presidente, Soledade Lima, agradeceram aos colaboradores bem como aos diretores da Elitec/Polo Cruzeiro do Sul, Eli Valentim Viana e Avainha Valadares, pelo espaço cedido, bem como ao vereador Lino Junior pelo apoio ao evento.

Comments

comments

Postado em 23, junho, 2022