CONSEG discute falta depoliciamento nas ruas

Júlia Tanaka

No último dia 5, aconteceu a reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), na sede da OAB. Entre os diversos assuntos, a sociedade e as autoridades discutiram sobre a perturbação de sossego e a falta de policiamento nas ruas do centro e da zona rural. Moradores dos bairros Ressaca, Paruru e Campo Verde, por exemplo, reclamaram do barulho intenso causados por motocicletas, que circulam nas ruas sem qualquer fiscalização.
Residentes de outros loteamentos também se queixaram da perturbação de sossego durante as madrugadas nos fins de semana. Disseram que as chácaras são alugadas pelos proprietários e os visitantes não respeitam a lei do silêncio, desacatam funcionários da portaria, usam carros sem placa e intimidam qualquer manifestação dos vizinhos.
Outro participante da reunião, que reside no bairro do Lageadinho e possui um comércio próximo à praça, se queixou que, durante seu trajeto pela Bunjiro Nakao e na estrada do Lageadinho, se depara com muitas bicicletas, carroças e charretes que não possuem sistema de sinalização e, por isso, ao anoitecer, correm o risco de envolver-se em acidentes. Pediu a fiscalização dos policiais. Ele também sugeriu que nos dias de pagamento aos beneficiários do INSS, a Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GMC) intensifiquem a segurança próximo aos bancos, praça e rodoviária, porque teme o fluxo de elementos mal-intencionados, que intimidam as pessoas mais humildes.
O Sargento Jailson, da PM, informou que a corporação está com seu efetivo reduzido porque o novo governador (Tarcísio de Freitas) quer que todos os policiais militares façam um curso de reciclagem de segurança. Ele disse que a PM tem realizado vários patrulhamentos no município, resultando na apreensão de carros e motos, dentre eles, um veículo da Prefeitura de Ibiúna foi guinchado recentemente por falta de documentação e o condutor não possuía CNH.
Já o presidente do Conseg, o engenheiro Marcelo Zambardino, alertou aos dentistas para tomarem cuidado porque houve diversas tentativas de roubos em consultórios na cidade. “É necessário que seja intensificada a segurança diariamente da GCM ou PM a pé, nas ruas centrais, porque moradores de rua continuam intimidando pedestres”, pediu Zambardino.
O delegado Rafael de Medeiros e a vereadora Rozi (UB) também participaram da reunião. A GCM não enviou representante e justificou que a corporação teria outro compromisso. O delegado Rafael informou que de agosto a setembro, houve no município quatro roubos de veículos, 11 roubos diversos, 11 furtos de veículos e 91 furtos diversos.
A próxima reunião do Conseg será em 9 de novembro, quinta-feira, na sede da OAB, a partir das 10h30. Rua Sérgio Alves Leite, 70 – Residencial São Lucas.

Comments

comments

Postado em 10, outubro, 2023