Cetril divulga dados parciais dos danos causados pela tempestade

No último dia 03 (sexta-feira), a tempestade que atingiu Ibiúna e toda a região causou diversos estragos em todo o município. Segundo informações da diretoria da Cetril, foi o maior temporal já ocorrido no município em mais de 50 anos, com ventos de 100 quilômetros/hora, com quedas de um número incalculável de árvores, algumas arrancadas com a raiz, sobre casas, veículos, caminhos e estradas, provocando o isolamento de muitas pessoas que ficaram sem internet e telefonia.
A tormenta desligou as três subestações que servem 32.055 consumidores da Cetril. A própria cooperativa ficou sem abastecimento de energia procedente de Araçariguama e Mairinque, assim como toda a região. “Hoje temos 20 equipes de funcionários trabalhando dia e noite desde sexta-feira sem parar, com apenas três horas de descanso, vestindo a camisa”, disse a Cetril, em nota. “Um dos maiores desafios enfrentados pelos funcionários é abrir caminho entre as árvores para chegar até a rede elétrica e os postes, correndo sérios riscos de acidente, como se toda uma floresta tivesse vindo abaixo”, acrescenta.
A cooperativa informou que desde sexta-feira foram mais de 20 mil reclamações, incluindo de bairros distantes 44 quilômetros da sede da empresa. Até o momento, apenas a cooperativa já substituiu mais de 60 postes quebrados e ainda restam outros postes para serem substituídos. “Já foram contabilizados mais de 80 postes quebrados”, explicou a nota da empresa.
Entre os bairros mais afetados se incluem Cachoeira, com destaque para o Mirim Açu, Piratuba, Ressaca, Colégio, Paiol Grande, Murundu, Verava, Veravinha, Lajeadinho, Itaguapeva, Lageado, Vargem do Salto, Sorocabuçu, Piai, Feital, Sorocamirim, entre outros. “Peço desculpas à população, mas falta de empenho e de trabalho não é, pois, o temporal foi muito pior do que pudéssemos imaginar”, afirmou o presidente da Cetril, Nélio Antônio Leite.

Comments

comments

Postado em 9, novembro, 2023