APA de Itupararanga completou 25 anos

Homenagens, reencontros e um balanço das ações realizadas em 2023 marcaram as comemorações do aniversário da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga, no último dia 07. O evento que comemorou os 25 anos da lei criada para proteger a represa aconteceu no Píer 18 Lounge Club, que fica às margens de Itupararanga, em Piedade.

O evento foi promovido pelo gestor da APA, Waldnir Gomes Moreira, da Fundação Florestal, e contou com a presença dos conselheiros da APA, formado por representantes da sociedade civil, como as ONGs, as universidades, as empresas privadas de serviços de saneamento e as entidades de classe; representantes das prefeituras dos municípios que integram a APA e representantes do Estado, como a CETESB, o DAEE, a Polícia Militar Ambiental, a Sabesp, entre outros.
Gomes relembrou os trabalhos realizados ao longo do ano, que trouxeram tantos resultados significativos para a APA e que foram desenvolvidos com o apoio do conselho gestor e de tantos parceiros da região.
A SOS Itupararanga, juntamente com outros conselheiros, foi uma das instituições homenageadas, e recebeu um certificado de reconhecimento pelo trabalho realizado no apoio à Fundação Florestal e à gestão da APA. Como foi mencionado na reunião, a ONG também coopera com a gestão do Parque Estadual do Jurupará, outra unidade de conservação da Fundação Florestal localizada em Ibiúna.
Associação do Turismo Rural de Piedade ofereceu um café durante o encontro. A tarde foi de muita descontração, emoção e inspirada com tanta música boa nas vozes de artistas ibiunenses, a Área de Proteção Ambiental de Itupararanga, criada em 1998, celebrou mais um ano. A Lei 10.100/98 que foi tão aguardada à época, foi elaborada de forma participativa, contemplando os anseios da sociedade para garantir a conservação dos recursos naturais e um futuro diferente para a Represa Itupararanga.

Comments

comments

Postado em 19, dezembro, 2023