A ‘onda de frio’ chega ao Brasil e região terá queda de temperatura até sábado

Foto: Getty Images via BBC

O Brasil se prepara para receber um fenômeno meteorológico de grande relevância e que deve baixar as temperaturas em grande parte do país. Segundo estudos, uma massa de ar frio chega às terras nacionais e vai causar chuvas, granizo, um frio histórico e até neve em algumas regiões nos próximos dias.
As massas como essa se formam próximas a regiões polares e sobem pelo sul da Argentina, podendo se deslocar mais próximas ao oceano ou, como ocorrerá agora, seguirá pelo continente tendo uma característica de ser mais fria e seca.
Segundo reportagem divulgada pela BBC News Brasil, o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Francisco de Assis, afirma que esta é a terceira vez que a onda de frio atingirá o país, porém que é a primeira que ocorrerá com tamanha intensidade e abrangência.
“Não teremos temperaturas muito mais baixas do que já registramos neste ano. Mas a abrangência vai pegar do Norte, onde teremos quedas de até 15º nas temperaturas, e com uma condição de geada mais significativa e até neve na região Sul. É uma frente fria que chega até a linha do Equador”, afirmou Assis.
De acordo com os especialistas, a chegada da massa de ar frio vai causar fortes chuvas na maior parte do país, incluindo previsão de quedas de granizo em regiões do estado de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, onde a queda de temperatura deve ser mais acentuada.
Em São Paulo, de acordo com o Inmet, a máxima não deve passar dos 13º, tanto na sexta quanto no sábado, enquanto as mínimas ficam em 9º e 8º, respectivamente.

Temperatura continua a cair na região

Segundo informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, a temperatura na região deve continuar caindo até o sábado (22), sendo que as maiores quedas de temperaturas devem ocorrer durante o dia desta quinta-feira (20) e na noite de sábado. Os próximos dias devem ser marcados por céu encoberto e chuva, mas o período de precipitação deve acabar no sábado (22).
Em Ibiúna, a previsão de máximas e mínima serão respectivamente de 17° e 14° na quinta, 13° e 10° na sexta e 13° e 06° no sábado. Em São Roque, a previsão de máximas e mínima serão respectivamente 18° e 15° hoje, 14° e 12° na sexta e 16° e 06° no sábado. Em Mairinque, a previsão de máximas e mínima serão respectivamente de 17° e 14° hoje, 13° e 11° na sexta e 20° e 07° no sábado. Em Araçariguama, a previsão de máximas e mínima serão respectivamente, 18° e 16° hoje, 15° e 13° na sexta e 16° e 06° no sábado.

Foto: Getty Images via BBC

Comments

comments

Postado em 20, agosto, 2020