Temporal causa destruições, apagão e morte na região

Na última segunda-feira, dia 6, um forte vendaval com chuvas torrenciais derrubaram postes, árvores, telhas e torres de energia em toda a região e causou destruição em diversas cidades, além de deixar cerca de 2 milhões de pessoas sem energia elétrica por mais de 15 horas. Na região, as cidades mais afetadas foram Vargem Grande Paulista, São Roque e Mairinque. Somente no km 46 da Rodovia Bunjiro Nakao, em Vargem Grande Paulista, foram cinco postes derrubados, além de galpões destelhados e queda de eucaliptos que interditaram a pista. Um ônibus da Viação Danúbio Azul que trafegava pelo local, com sua ocupação máxima, no momento do vendável, foi empurrado para fora da pista – ninguém ficou ferido. A gerente da Imobiliária Central Park, Andréia Dilho, teve seu carro danificado, em consequência da queda de um enorme pinheiro sobre seu veículo. “Foram 2 minutos de medo e terror, pois o barulho do vento e das telhas voando foi tão alto que parecia filme”, disse a corretora de imóveis. Quem precisava ir para São Paulo, precisou desviar por Caucaia do Alto

Além de Vargem Grande, o município de São Roque também foi afetado em diversos bairros, como, Canguera, nas proximidades da Estrada do Vinho, vizinho de Ibiúna. Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura, 10 moradores foram socorridos com ferimentos, para a Santa Casa da cidade; seis foram transferidas para Sorocaba. Houve uma vitima fatal, no desabamento do galpão de uma fábrica de chocolate, na Estrada do Vinho. A vítima trabalhava na reforma da construção. De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, Ulisses Cipriano Freitas, de 58 anos, chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. A vítima era de Ibiúna e foi velada na manhã da última quarta-feira (8), no velório municipal.

Árvores e postes de energia foram derrubados, além de casas destelhadas. Várias adegas no bairro Canguera foram atingidas, além de árvores que foram arrancadas pela raiz na Estrada do Vinho. A força do vento foi tão grande que, segundo o portal G1, chegou a arrancar o motor da lataria de um caminhão de pequeno porte, que estava localizado no bairro. De acordo com o proprietário, o veículo estava estacionado no quintal da casa quando começou o temporal.

Já em Mairinque, no bairro Sebandilha, na divisa com Ibiúna, cerca de 30 casas foram danificadas pela forte chuva. A estrada que liga os municípios ficou interditada por mais de 15 horas. Segundo o Corpo de Bombeiros, algumas casas desmoronaram e outras foram destelhadas. Árvores, postes e uma torre de alta tensão caíram.

Já de acordo com a PM, uma vítima foi resgatada com ferimentos leves encaminhada ao hospital e uma família desabrigada foi para o ginásio municipal.

“Foi cena de cinema, tudo voando, muito barulho, postes de energia elétrica sendo retorcidos, telhados inteiros sendo arremessados. Até mesmo uma antena de telefonia celular saiu votando. Graças a Deus conseguimos escapar, mas acredito que muita gente tenha se machucado”, declarou uma moradora do bairro Dois Córregos.

Apagão

A chuva que atingiu a região de Ibiúna foi responsável pela queda da energia, que prejudicou mais de 2 milhões de pessoas. É o que informou o gerente regional da CPFL Piratininga, Edson Amaral. Segundo ele, 11 torres caíram com o vendaval. Em Ibiúna, o sistema normalizou totalmente somente na manhã da quarta-feira (8).

Amaral explicou que as torres fazem parte de uma linha de transmissão da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), usada como alternativa pela CPFL para abastecer a região de Sorocaba, que vem de Embu-Guaçu.

O gerente regional enfatizou que a situação foi atípica, pois todo sistema de abastecimento tem ao menos duas opções de linha de transmissão. No caso da região de Sorocaba, as duas apresentaram problemas por conta das chuvas. A concessionária realizou manutenções nas suas linhas na terça-feira (7).

O abastecimento de água também foi afetado em virtude da falta de energia elétrica. A Sabesp informou que o abastecimento foi prejudicado em Ibiúna e mais seis municípios e se normalizou também na quarta-feira (8).

 

Comments

comments

Postado em 13, junho, 2016