Sorteio de 472 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida ocorreu no dia 30 de setembro

Na terça-feira, 30 de setembro, em meio a muita emoção e ansiedade, em torno de oitocentas pessoas acompanharam o início do sorteio de 472 unidades habitacionais do Bairro Cachoeira, viabilizadas por meio de parceria entre Prefeitura de Ibiúna e o Programa “Minha Casa, Minha Vida” do governo federal.
Logo no começo dos trabalhos, as duas primeiras contempladas por critérios nacionais de priorização, conforme a Lei 11.987, de 7 de julho de 2009, receberam suas casas fora do sorteio, pois se enquadram no critério de: portadoras de necessidades especiais, sustentam a família e moram em área de risco.
Durante o discurso que antecedeu ao sorteio, a secretária municipal de Assistência Social e interina de Habitação, Albertina da Silva Domingues, ressaltou sua satisfação em participar de um evento tão importante para as famílias. “A partir de hoje, essas pessoas terão uma casa própria, uma identidade e muita história pra contar”, destacou emocionada a secretária.
O prefeito Eduardo Anselmo Domingues Neto salientou a importância de investimentos na área habitacional e falou da transparência com que seria conduzido o sorteio das casas. Também enfatizou que além das unidades habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida” – à Prefeitura retomará no próximo ano, as obras de moradias da CDHU que totalizam 189 casas, no Bairro Gemima e mais a possibilidade de novas inscrições para o projeto “Minha Casa, Minha Vida”.
“Um dos maiores sonhos de qualquer pessoa é ter a oportunidade de ter sua casa pra ter mais segurança com a sua família e nós, desde que assumimos, estamos trabalhando para que esse dia chegasse de maneira transparente e bem organizada”, disse o prefeito Eduardo.
O superintendente regional do Banco do Brasil, Rogério Lacava, informou que o próximo passo do banco é começar a chamar os sorteados para assinatura de contratos e que as chaves deverão ser entregues a partir da segunda quinzena de outubro.
Durante todo o processo que resultou no sorteio das 472 unidades habitacionais, foram inscritos 567 pessoas que conseguiram comprovar os critérios federais e municipais e, portanto, participaram do sorteio. Desse total, 24 casas foram destinadas aos portadores de necessidades especiais, 19 unidades para os idosos e 424 para os demais habilitados.
A cerimônia que deu início ao sorteio de unidades habitacionais aconteceu no Ginásio do Centro Olímpico, e contou com a presença do vice-prefeito Adalberto Marcicano, de diversos secretários municipais, vereadores, membros do Conselho Municipal de Habitação e o gerente do Banco do Brasil, Luis Alberto Carrara.
O Programa
Para participar do Programa Minha Casa, Minha Vida é preciso que o candidato atenda a uma série de critérios. É preciso ter, obrigatoriamente, renda familiar de até R$ 1.600,00 e residir no Município, no mínimo, desde o dia 31 de dezembro de 2005. Dentro dessa primeira avaliação, morar em imóvel cedido é um critério de desempate.
Além disso, há os critérios para pessoas preferenciais, estipulados pelo Governo Federal. Mulher como chefe de família, residir em área de risco, pessoa com deficiência (ou que tenha deficiente na família) e idosos têm preferência na seleção. A Prefeitura realiza uma primeira avaliação e envia os dados à Caixa Econômica Federal, que também analisa cada caso e repassa à Prefeitura.

Comments

comments

Postado em 3, outubro, 2014