Parque Jurupará é palco do curso de educação ambiental da ONG

Viviane Oliveira

Indescritíveis as sensações, a emoção e os momentos vividos pelos professores e lideranças comunitárias de Ibiúna durante a visita realizada ao Parque Estadual do Jurupará. Berço das águas que abastecerão a população da Região Metropolitana de São Paulo, o PEJU recebeu o grupo em um dia de muitas atividades e reflexões. A visita, que integrou a programação do projeto “Capacitação em Educação Ambiental dos Grupos Sociais da Área de Influência do Empreendimento Sistema Produtor São Lourenço”, também contou com a participação de coordenadores do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São Roque, e foi realizada com o apoio da gestão do PEJU, do CCSL – Consórcio Construtor São Lourenço e da Votorantim Energia, que ofereceu a oportunidade de conhecermos a Usina Hidrelétrica do França.
Dos seus mais de 26 mil hectares – 94% da área do PEJU estão inseridos no município de Ibiúna –, um patrimônio de importância estratégica, mas ainda, pouco conhecido pela população local. A equipe do Parque Jurupará monitorou a visita, comentou o histórico de criação do parque e sobre os desafios existentes e destacou as riquezas que ali ainda encontramos conservadas; a diversidade de espécies de plantas e animais, a rica rede de rios e nascentes e o quanto é fundamental a participação da sociedade civil na gestão da unidade de conservação.
No parque, uma trilha levou o grupo até a Cachoeira do Rio Bonito, onde ainda realizou a análise ilustrativa da qualidade das suas águas, atividade proposta em um dos módulos do curso de educação ambiental que está sendo realizado pela SOS Itupararanga em parceria com a SABESP e a empresa Sistema São Lourenço S.A.
A programação foi finalizada com a visita à Usina Hidrelétrica do França, supervisionada pela equipe da Votorantim Energia. A usina integra o complexo Juquiá, formado ainda pelas usinas Fumaça, Barra, Porto Raso, Alecrim, Serraria e Salto do Iporanga (SP), todas instaladas ao longo do Rio Juquiá-Guaçu e responsáveis pelo abastecimento da fábrica de alumínio da Votorantim Metais – CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). Os participantes puderam conhecer as instalações da usina, casa de máquinas, a vila dos operários e até mesmo o interior da barragem, que foi construída em 1954.
Muito mais do que um dia de aprendizado, a visita despertou grande interesse dos professores de Ibiúna em tornar o Parque Estadual Jurupará, ambiente que oferece tantas riquezas e belezas naturais, numa sala de aula para projetos e atividades de educação ambiental com os alunos. Suas matas, cachoeiras, rios e a imensa biodiversidade são atrativos que puderam enriquecer nossa atividade de educação ambiental, e mais ainda, estimularam os professores a idealizar novos projetos envolvendo as crianças, jovens e comunidades locais. A SOS Itupararanga agradece aos parceiros: Fundação Florestal / Gestão PEJU, CCSL e Votorantim Energia pela oportunidade e pela parceria que possibilitou o sucesso de mais uma ação da nossa ONG.

 

 

 

Comments

comments

Postado em 10, agosto, 2016