Outubro Rosa é o mês mundial da prevenção do câncer de mama

O Câncer é uma doença que se caracteriza pelo crescimento desordenado das células, que se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos, formando tumores que pode se espalhar para outras regiões do corpo.

Hoje em dia, cada vez mais a dieta alimentar ganha a importância na prevenção de diversas doenças. E é importante saber que existem alimentos que podem conter propriedades de prevenção, e até proteção contra o avanço de doença  complicada, que é o câncer.

Porém, não basta simplesmente comer melhor.

O nosso comportamento alimentar, de um modo geral, é também responsável  por grande parte do desenvolvimento de muitas doenças.

A verdade é que não é somente a dieta. O sedentarismo, o excesso de peso, o consumo de bebidas alcoólicas, o consumo de alimentos industrializados, a exposição constantes a situações de stress, tabagismo, a exagerada exposição solar, etc…também são responsáveis. Evitar tudo isso é uma forma de prevenção.

E, prevenir,  ainda é o melhor remédio.

A natureza nos oferece alimentos que podem ser grandes aliados na prevenção contra o câncer, e que podem ser facilmente introduzido no cardápio.

Conheça alguns alimentos que você deve incluir na sua rotina, e saiba  os benefícios que eles podem trazer à sua saúde.

Tomate – O tomate ingerido cru é rico em licopeno, um caroteno que lhe confere a cor vermelha, e sua casca e sementes contêm substâncias anticancerígenas. É indicado para a prevenção e o combate ao câncer de próstata.

Alho e cebola – Contêm alicina, um composto rico em enxofre e que ajuda o fígado a eliminar as toxinas acumuladas no sangue.

Couve ( Crucíferas ) Couve-flor, couve-manteiga, brócolis, repolho, agrião, rabanete. Seus compostos ajudam a fortalecer as defesas, e eliminar os radicais livres, protegendo as células, principalmente do câncer de mama e útero.

Uvas – A casca e as sementes das uvas contêm o poderoso antioxidante resveratrol, que bloqueia e inibe a ação e expansão de agentes cancerígenos e de alguns tumores. E estimulam o gene da sobrevivência.

Chá verde _ Contêm Polifenóis,  poderoso antioxidante.

Romã – Excelente fonte de antioxidantes, o fruto destaca-se principalmente pelo papel de proteção cardiovascular, atividade neuroprotetora, efeito hipoglicêmico, e propriedades anticancerígenas.

Lentilhas – Ricas em fibras que protegem contra o câncer de colón.

Frutos secos ( nozes, castanhas, amêndoas, sementes de girassol) são anrtioxidantes e possuem uma grande fonte de vitaminas E e B. Contêm minerais ( magnésio, selênio e zinco). Muito carentes em nosso organismo.

A natureza é rica.

É importante a conscientização das pessoas quanto á ingestão de uma alimentação saudável e variada, rica em vegetais, frutas, grãos integrais, e sem excesso de gordura saturada e alimentos industrializados, e reduzir a ingestão de açúcar e sal refinados.

Devemos considerar que, são muitos os alimentos que nos oferecem proteção contra doenças muito agressivas, como o câncer. Por outro lado, a indústria diariamente coloca nas prateleiras alguns alimentos que não são considerados alimentos de verdade, e sim produtos alimentícios, e carregam em seus ingredientes algumas substâncias que, quando ingeridas, adoecem o organismo.

Por isso,  poderemos evitar muitas outras complicações em termos de saúde evitando o consumo de alimentos que favorecem o aparecimento de doenças.

 

Iracema Rocha da Silva

Nutricionista

 

 

Comments

comments

Postado em 18, outubro, 2016