O que fazer para solucionar os problemas de saúde no município?

Dando continuidade série de perguntas aos candidatos a prefeito de Ibiúna, o VOZ de IBIÚNA questiona os postulantes: Como solucionar os problemas de saúde no município?

 

Fábio Bello de Oliveira, professor, 50 anos

Desde que assumi a prefeitura em outubro de 2014, já iniciei diversas obras e ações para melhorar as condições do setor da saúde no município. Realizei a reabertura da Casa da Gestante, que estava fechada há seis anos e hoje tem média de três nascimentos por dia. No Posto de Saúde do Bairro Cupim, que também estava fechado, executei reforma e ampliação e foi reaberto à população. Durante minha gestão inaugurei Unidades Básicas de Saúde (UBS) em diversos bairros da área rural de Ibiúna, comprei novos equipamentos para o Hospital Municipal e Postos de Saúde. No meu governo foram adquiridas novas ambulâncias. O Ônibus da Saúde foi outro ponto que minha gestão investiu, médicos e outros funcionários da área visitaram bairros para melhor atender a população. Com o apoio da população, vamos dar continuidade as ações da saúde no município. Com Fé, Trabalho e Coragem. Ibiúna Avançando para o Progresso.

 

Carlos Tadeu Ribas, 63, casado, bacharel em Publicidade e Propaganda, Advogado.

O objetivo primordial do nosso Plano de Ação na área da saúde de Ibiúna é resgatar o respeito e a dignidade da pessoa humana, com a HUMANIZAÇÃO nos serviços de saúde.  Criar mecanismos priorizando a Atenção Básica, por exemplo, a contratação de Agentes Comunitários de Saúde, implantação do Programa Saúde da Família, e o funcionamento dos Postos de Saúde da Zona Rural, entre outras ações.  E isto se faz com uma equipe técnica motivada e empenhada, que proporcionará que o cidadão tenha atendimento digno nos bairros, minimizando o sofrimento e evitando seu deslocamento até a cidade.  Adequar o Hospital Municipal para cumprir suas funções.  A tecnologia está disponível para que façamos urgentemente a informatização da Secretaria de Saúde, possibilitando inúmeros controles necessários para o bom atendimento ao cidadão ibiunense, isto é, transparência.

 

João Benedito de Mello Neto, médico, 49 anos

O caminho para melhorar a saúde em Ibiúna é investir na prevenção e humanização. O nosso objetivo é gerar bem-estar e qualidade de vida para nossa população. Nosso plano de governo contempla a implantação de 5 postos do Programa Saúde da Família (PSF); atendimento mais humanizado no Hospital Municipal; criação do PS Infantil 24h na Avenida da Rodoviária; reestruturação dos postos de saúde; ações voltadas para a área na saúde e, principalmente uma política de valorização dos funcionários e profissionais da saúde.

 

Paulo Kenji Sasaki, 47 anos, agricultor

Um dos principais problemas do município sem dúvidas é a saúde e nós temos grandes projetos para revolucionar o setor. Em 16 anos de vida pública, acompanhamos de perto tudo o que aconteceu no sistema, o que deu certo o que deu errado, enfim, temos experiência no assunto e sempre fizemos um trabalho de orientação e encaminhamento de milhares de pessoas que nos procuram em busca de ajuda. Nunca deixamos de atender ninguém. Como Prefeito, vamos ampliar este trabalho, criando a “Casa do Paciente”, onde todos poderão ter orientação para marcação de exames, consultas com médicos especialistas, cirurgias, encaminhamentos, medicamentos e outras informações, sendo tudo integrado com os demais órgãos do SUS através do “Cartão do Paciente”. Com isso, poderemos saber realmente onde e qual tipo de médico precisamos contratar, medicamentos que precisamos comprar para que, assim, ninguém fique sem atendimento digno. Com planejamento, organização e integração é possível humanizar a saúde e atender bem o cidadão no Hospital e nos Postos de Saúde.

 

Elizeu Dias, comerciante, 54 anos.

Como a saúde é um direito público por princípio constitucional deve ser revista com bastante carinho e atenção partindo desse ponto o que deverá ser feito para solucionar o problema do município?

1- Valorização do profissional da saúde com salários justos. Pois quando há concursos são anunciados com o propósito de “Não atrair” profissionais, pois os valores do salário base são desmotivadores, justificando assim as contratações emergenciais.

2 – Fazer funcionar o médico da família. Grande parte da população pode ser afetada com problemas de saúde física, mental e emocional, com isso é fundamental o médico da família no qual um profissional treinado poderá solucionar de 80% a 90%.

3 – Fiscalizar todas as licitações e remédios a preço justo sem superfaturamento sendo assim não faltará remédios.

4 – Aumentar o número de médicos no ambulatório, o mesmo é um atendimento setor de extrema importância é onde se dá o primeiro atendimento a maioria das ocorrências médicas, tendo caráter resolutivo, e os de maior gravidade são encaminhados para serviços de urgência.

 

Eduardo Anselmo Domingues Neto, professor, 51 anos

O objetivo fundamental é o fortalecimento da atenção básica com a implementação do Programa Saúde Família, aumentando o atendimento nos bairros e diminuindo a demanda do hospital. A gestão da saúde será acompanhada diretamente pela vice-prefeita, que é médica. Buscaremos garantir os recursos cobrando o compromisso do Estado e do Governo Federal, fazendo parceria com faculdades/universidades. Introduziremos e ampliaremos os programas do Ministério da Saúde. Faremos mutirões de exames para eliminação de demandas reprimidas. Aumentaremos a coleta de exames laboratoriais, a vacinação e o serviço odontológico nas UBS. Resolveremos os problemas das entregas de remédios. Melhoria do atendimento do CAPS e implantação das residências terapêuticas. Promoveremos a humanização do atendimento em todos os serviços de saúde e buscaremos meios para melhoria salarial dos profissionais. Cuidaremos melhor do transporte de pacientes para outros municípios com plantão de atendimento diário, inclusive em feriados. Faremos ações preventivas integradas com a Educação.

 

Leandro David Godinho, empresário, 49 anos

Inicialmente proponho promover a valorização do profissional da saúde; Informatizar os processos de atendimento (agendamento de consultas; prontuários); Introduzir e ampliar os programas do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado; Implantar o Programa Saúde da Família (PSF) priorizando os bairros de maior vulnerabilidade; Transferir o Hospital Municipal para uma fundação para promover o recebimento de recursos externos; Implantar o Sistema Rede de Credenciamento médico/laboratorial que promove através do SUS a “Compra” de consultas e exames no próprio município, não sendo necessário o deslocamento do paciente para outros municípios; Implementar e promover a melhoria do Centro Médico de Especialidades; Nas UBS dos Bairros: Disponibilizar atendimento Médico (Clínico) diariamente; prover recursos otimização e qualidade no atendimento; Reestruturar os serviços de pronto-atendimento e Farmácia Popular mantendo os serviços disponíveis 24 horas por dia; Aprimorar o fornecimento gratuito de medicamentos à população na rede de saúde e\ou à domicilio. Promover Campanhas de Prevenção (Mama e Colo do útero), Ultrassonografia e Mamografia.

 

Carlos Roberto Marques Junior, 27 anos, jornalista

Primeiramente, precisamos cobrar do Ministério da Saúde uma equiparação financeira entre os serviços de saúde prestados pelo município e o repasse do SUS, já que, atualmente, o SUS investe menos de 15% do custo da saúde do município. Além disso, transformaremos o hospital em uma fundação (Santa Casa) para diminuir o custo, receber recursos do Governo do Estado e melhorar o atendimento. Com a economia e os novos repasses, criaremos o centro municipal de exames laboratoriais e diagnósticos, para diminuir a fila de espera e agilizar os exames. Vamos investir na Atenção Básica, implantando o Programa Saúde da Família itinerante, com os médicos do “Programa Mais Médicos”, agendes de saúde e enfermeiros. Contrataremos mais pediatras e ginecologistas para atender nas Unidades de Saúde, em apoio aos médicos generalistas. Vamos ampliar o atendimento odontológico. Faremos o Plano de Carreira dos profissionais de saúde e interligação de todas as unidades pela internet, com prontuários e para evitar que pacientes precisem vir à cidade para agendar consultas ou exames. Vamos criar o programa Remédio em Casa, para pacientes de uso contínuo e, além disso, reestruturaremos a Farmácia Municipal para oferecer mais medicamentos gratuitos.

 

 

 

 

 

 

Comments

comments

Postado em 16, setembro, 2016