Novembro azul: exames devem ser feitos anualmente por homens acima de 50 anos

Dr. Jodi Tanaka

Campanha Câncer de Próstata

Assim como outubro foi o “mês rosa”, dedicado para alertar as mulheres sobre o câncer de mama, novembro será  o “mês azul” – destinado a conscientizar os homens a respeito do câncer de próstata. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens brasileiros, ficando  atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados mais de 61 mil novos casos da coença e quase 14 mil mortes somente este ano. Assim sendo, o índice de sobrevida desse tipo de câncer chega a 96% e se apoia fortemente no diagnóstico precoce. Dai a importância da campanha como o “Novembro Azul”, que estimula homens com mais de 50 anos a fazerem anualmente exames de toque e PSA.

O exame de toque, associado ao exame Antígeno Prostático Especifico (PSA), oferece 92% de acerto no diagnóstico. Por isso é tão importante conhecer em detalhes esse exame laboratorial. Quanto maior o nível de PSA no sangue, maior também é a chance de o paciente  ter câncer de próstata. Portanto, é fundamental que os homens entre 50 e 75 anos se submetam a esse simples rastreamento todos os anos.  Independentemente dos exames que serão realizados, vale lembrar que inicialmente a doença costuma ser assintomática. Mesmo assim, o paciente pode começar a sentir dificuldade ou dor ao urinar (principalmente à noite), verificar sangue na urina e urinar em pouca quantidade. A doença acarreta ainda dor persitente nas costas ou  nos quadris.

“Por se tratar de uma doença com ótimo resultado quando diagnosticada e tratada logo no inicio, é muito importante que os homens levem a sério os exames preventivos, principalmente essa dobradinha entre toque retal e exame de PSA, assim que atingem os 50 anos”, advertem os especialistas.

Comments

comments

Postado em 10, novembro, 2016