Ibiúna deve receber nova empresa de ônibus na próxima semana

A Viação Raposo Tavares, do Grupo Danúbio Azul, deve estar deixando Ibiúna na próxima semana. Na manhã de hoje, uma frota de ônibus na cor branca passaram pela marginal com destino a antiga garagem da Viação Cidade de Ibiúna. O assunto gerou polêmica durante esta semana no facebook. Até mesmo um dos encarregados da Raposo Tavares de Ibiúna, Alexandre Camargo, postou em seu perfil na rede social um texto sobre a possível saída da empresa na cidade: “Que desânimo com essa nossa Ibiúna. Quando achamos que vai, novamente voltamos no tempo”.

Segundo um funcionário da Raposo, que pediu para não ser identificado, motoristas foram convidados para fazer entrevistas em uma nova empresa em uma sala do Shopping da cidade. Segundo ele, no local, haviam pessoas ligadas ao empresário Flávio Furtado, dono da empresa Viação Cidade de Ibiúna e pai de Victor Furtado, da Transportadora Vargem Grande Paulista – ambos já atuaram no transporte coletivo de Ibiúna. Na entrevista, não foi revelado o nome da nova empresa.

Dezenas de funcionários da Raposo também se manifestaram nas redes sociais contra a possível mudança. A maior indignação deles é o fato de Flávio Furtado ter operado o sistema anterior e ter diversos débitos com funcionários. “Nossa esse cara (Flávio Furtado) que deve para a maioria dos funcionários que estão muito bem empregados na Raposo Tavares e com seus salários em dia e que ainda colocava ônibus sucateados para a população, colocando nossas vidas em risco”, postou a internauta Silvia da Silva.

O prefeito João Mello (PSD) se manifestou na rede. Ele disse que não tem “compromisso com empresa alguma”. “Não estou ‘trazendo’ empresa anterior nenhuma. O que acontece é que tenho cobrado da atual empresa ônibus mais novos, respeito aos horários, pontos finais mais longe, ou seja, correção dos erros que os ibiunenses tem me apontado”, disse o prefeito.

No entanto, as explicações não convenceram. Segundo o funcionário da Raposo, a ligação de Mello com o empresário Flávio Furtado, por meio do seu primo e assessor Chagas Floriano, um dos articuladores da candidatura de João Mello a prefeito com o empresário Valdemar Cardoso de Mores (Sdd) de vice, é antiga. Segundo ele, a nova empresa tem ligação com Furtado, bem como funcionará na garagem do empresário.

O contrato emergencial com a Viação Raposo Tavares foi assinado, em sua última prorrogação, no mês de dezembro de 2016 e por 180 dias. No entanto, diante do início das aulas na próxima semana, em que boa parte dos alunos das escolas estaduais utilizam do transporte coletivo, a nova empresa já deve atuar no início do ano letivo e o contrato com o grupo Danúbio será rescindido.

No imprensa oficial, distribuído hoje (27), nenhuma publicação sobre o assunto constava, nem mesmo no Diário de Imprensa do Estado.

O VOZ encaminhou um questionário à Prefeitura sobre o assunto, mas ainda não obteve resposta.

 

Comments

comments

Postado em 27, janeiro, 2017