Ibiúna recebe Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania 2017

No dia 1º, Ibiúna foi a última cidade paulista a receber a 8ª Caravana da Inclusão, promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Pessoa com Deficiência de Ibiúna. Este ano o evento contou com a participação de dois fundamentais parceiros: o Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado.
Em sua oitava edição a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania trouxe novamente ao centro dos debates municipais e regionais as questões relacionadas às políticas públicas inclusivas, as quais, com a vigência da Lei Brasileira de Inclusão (Lei federal n° 13146/2015), vêm ganhando cada vez mais atenção do poder público e da sociedade como um todo.
O prefeito João Mello (PSD) deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou a importância da Secretaria Municipal de Assistência Social. O prefeito destacou atuação da assistência social interligada com a saúde, educação e as demais Secretarias. “Essa é a nossa visão, uma visão holística, não podemos excluir, nós temos que realmente fazer a inclusão e a interligação de todos os setores da gestão para que o atendimento e o cuidado seja efetivo e amplo”, frisou o prefeito.
Já a secretária municipal de Assistência Social, Maria Angélica Gomes Balanco, ressaltou a importância do evento para o município e agradeceu a presença de todos. Bem como, a coordenadora de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Centro Paula Souza, Alessandra Costa, que parabenizou o município pela receptividade do evento.
O conselheiro Fernando Joaquim dos Santos, do bairro do Paruru, representante do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa Com Deficiência, salientou a sua superação de vida.
O Secretário adjunto da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Luiz Carlos Lopes, apresentou os avanços e desafios e também o quantitativo de 1 milhão de pessoas com deficiências no mundo. Já a palestrante e Defensora Pública e Coordenadora do Núcleo Especializado de Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Dra. Renata Flores Tibyriçá, explanou sobre os direitos da pessoa com deficiência e as demandas com foco na importância dos “Centros Dias” a serem implantados no município para o acompanhamento dos deficientes.
No período da tarde houve debate com alunos portadores de deficiência da ETEC local e os temas abordados foram: sonhos, carreira profissional, direitos sobre a pessoa com deficiência e expectativas sobre a inclusão.

Comments

comments

Postado em 14, dezembro, 2017