Duplicação da Bunjiro: promessas de políticos

O sonho de ver a Rodovia Bunjiro Nakao duplicada, pelo menos no percurso entre Vargem Grande Paulista à Ibiúna, está cada vez mais distante. As muitas promessas para a publicação do edital para licitar a obra é o principal motivo de tal desanimo. O último prazo não cumprido foi em 13 de abril. A data não foi anunciada por um membro qualquer do Governo do Estado, mas pelo braço direito do Governador, o deputado Samuel Moreira, secretário da Casa Civil. E não foi feita ao jornal, apenas, mas a deputados, prefeitos e vereadores que compareceram a sede do governo paulista.

Em reunião na Casa Civil, as autoridades da região, como os deputados Maria Lucia Amary (PSDB), Edmir Chedid (DEM) e Márcio Camargo (PSC), ouviram do secretário chefe da Casa Civil: “o edital para licitação do primeiro trecho da duplicação da Bunjiro sairá em 13 de abril”. O anuncio repercutiu em quase todas as mídias da cidade e da região, inclusive no jornal VOZ de IBIÚNA e no Imprensa Oficial do Município. A promessa, no entanto, não teve nem uma linha do edital  publicada pelo estado até então. As datas previstas já passaram de uma dezena, desde 2014. Pelo jeito, o sonho de ter o principal acesso a cidade, vindo pela região da grande São Paulo, não será concretizado no próximo ano, como esperávamos.

As datas anunciadas e não cumpridas mostram o desrespeito do governo paulista com a população da nossa região, sob a liderança do tucano Geraldo Alckmin (PSDB). Ele, que foi reeleito governador em 2014 com expressiva votação nas cidades em que a Bunjiro atravessa, não tem demonstrado gratidão àqueles que o ajudaram a chegar a 14 anos liderando o estado mais rico do país. Em Vargem Grande, Cotia, Ibiúna e Piedade, Alckmin teve dados eleitorais invejáveis. Em todos os municípios ele venceu com maioria dos votos válidos. Chegou a 73% em Ibiúna, maior porcentagem, e 56,81% em Cotia, menor percentual entre as quatro cidades. Tudo isso, no entanto, parece ser indiferente. Pior do que não fazer, é prometer e não cumprir e é o que o Governo estadual mais tem feito em relação a suposta duplicação da Bunjiro.

Duas coisas nos restam, ambas relacionados a esperar. Uma é esperar a publicação do tal edital para abrir o procedimento de licitação para que, quem sabe, a obra inicie e a “Rodovia da Morte” não faça mais vítimas. A promessa agora é dia 30 de maio. Outra espera é que os eleitores da região pensem melhor a respeito daqueles que estão colocando no governo estadual, já que os recentes não estão dando a atenção que a região merece.

Uma ótima leitura a todos e até a próxima edição.

Comments

comments

Postado em 5, maio, 2017