Doenças do Inverno

Dr. Ronaldo Blate Lage

Nesta época do ano estamos mais frequentemente no interior das residências, onde a propagação de vírus e bactérias são facilitadas e causam inúmeras doenças, as mais frequentes são:

Gripes: Causada pelo vírus influenza, causa febre alta, dor no corpo, coriza obstrução nasal, espirros e dor de garganta.

Resfriados: apresenta os mesmo sintomas da gripe porem a febre é baixa, dura de 4 a 5 dias podendo chegar a 2 semanas. Usa-se no tratamento analgésicos e antitérmicos.

Bronquite: inflamação dos brônquios, dificulta que o ar chegue aos pulmões, seus sinais são tosse seca ou catarral, chiado no peito; trata-se com analgésicos, descongestionantes nasais, vaporizadores e hidratação. Quando não tratada temos a possibilidade de piora com aparecimento de pneumonia.

Amigdalite: inflamação bacteriana ou viral das amigdalas, apresenta dificuldade para deglutir, febre e mau hálito.

Dor de Ouvido: inflamação também causada por vírus e bactérias que das amigdalas progridem para os ouvidos.

Sinusite: Sinus são cavidades que existem nos ossos da face, podem se inflamar por vírus e bactérias, causando cefaleia peso facial, dor nos olhos, obstrução nasal, secreção nasal e ocular.

Importante saber que neste período, higiene pessoal, lavar as mãos com sabonetes, usar soros nasais com frequência e ingerir muito líquido podem dificultar a contaminação pessoal e familiar.O autor é médico otorrinolaringologista. Atende na Clínica Médica Ibiúna – (15) 3248-3790/ 99661-5968.

Comments

comments

Postado em 10, agosto, 2017