Cetril alerta para os perigos das queimadas próximos as redes de energia

Com o clima seco dos últimos dias, tem aumentado significativamente as queimadas e incêndios principalmente em pastagens e áreas florestais. A Cetril alerta a população para os riscos dessa prática, principalmente, próximo à rede de distribuição e transmissão de energia elétrica.

Fogo próximo às estruturas de transmissão ou distribuição de energia podem comprometer o abastecimento de cidades inteiras. Para provocar curtos-circuitos nas linhas de alta tensão não é necessário que as chamas encostem nos cabos elétricos. O calor das queimadas e o campo ionizado em volta desses fios são suficientes para criar um efeito chamado de arco-voltaico, que pode inclusive provocar rompimento de cabo.

Tal prática, além de prejudicar o meio ambiente, pode causar sérios prejuízos tanto para a Cetril, como para toda população, uma vez que coloca em risco o fornecimento de energia elétrica. Nestes casos além da população ser penalizada, a permissionária arca com a manutenção de fios e substituição de postes, o que demanda muito tempo de trabalho da equipe que poderia estar atendendo a outras ocorrências.

A Legislação proíbe atear fogo, fazer queimada em florestas e demais formas de vegetação próximo a redes elétricas, conforme consta do Decreto Federal nº 2.661, de 08 de julho de 1998 em seu Art. 1º – É vedado o emprego do fogo:

III – numa faixa de:

1. a) quinze metros dos limites das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica;

2. b) cem metros ao redor da área de domínio de subestação de energia elétrica;

As queimadas controladas, que são devidamente autorizadas por órgão competente, também devem ter uma atenção rigorosa a fim de que o fogo não se alastre.

A conscientização da população quanto aos riscos de realizarem queimadas, principalmente nas proximidades da rede elétrica, contribui para evitar danos à sociedade e à Cetril.

Comments

comments

Postado em 5, outubro, 2017