Natal, na visão de religiosos

Para celebrar a data, o jornal VOZ de IBIÚNA convidou líderes religiosos para escreverem sobre o significado do Natal para a fé cristã. Confira o que os religiosos expuseram:

Christian theme, Christmas star and the birth of Jesus, illustration.

Ponto de vista evangélico sobre o Natal
Pr. Marcos Domingues de Oliveira

Natal vem do Latim natalis, que tem sentido de nascer. Portanto o Natal é a comemoração de um nascimento, e no caso dos cristãos, o Nascimento de Cristo. Embora não se saiba o mês e dia que Cristo nasceu, é comemorado de forma simbólica no Brasil e na maior parte do mundo no dia 25 de dezembro.
Natal é vida; o anjo anunciou aos pastores na vigília da noite, glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens (Lucas 2:14). Ali, Deus estabelecia um elo entre os homens e Deus através de Cristo; naquele momento que a humanidade recebe um caminho para o céu: Jesus Cristo. “É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.
A humanidade estava afastada de Deus, sem direção, sem paz e em trevas, mais naquele dia (Natal) a profecia de Isaias 9:2;6 se cumpriu: “O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão, resplandeceu a luz.
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz”.
Portanto Natal é festa sim! Festa do amor, festa da Paz, festa da esperança, festa da confraternização e da comunhão. Foi no Natal original, que anjos desceram a terra e a cercaram com resplendor da glória de Deus e uma grande multidão de anjos louvaram apresentando ao mundo nosso Salvador. Foi uma Grande Festa!
No Natal, nós comemoramos o nascimento daquele que marcou a história, uniu os homens a Deus e dividiu o tempo… antes e depois d´Ele.
O autor é pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus

Sentido verdadeiro do natal cristão
Padre Daniel Vitor

Como a maioria comemora? Todo ano, quando o dia 25 de dezembro se aproxima, verificamos muitas mudanças em nosso cotidiano em função das comemorações do Natal. Ruas e casas enfeitadas com luzes, árvores natalinas por todos os lados, decorações e Papai Noel nos Shoppings, anúncios comerciais de brinquedos e presentes por toda parte. O consumo é estimulado por todos os lados, desviando-nos do verdadeiro sentido do Natal Cristão. 
Mas qual seria então o significado cristão do Natal? Basta lermos os evangelhos para percebemos que Jesus não valorizava bens materiais, muito pelo contrário. As mensagens e ensinamentos de Jesus estão relacionados com mudanças de atitudes no sentido de melhorar o caráter e aproximar as pessoas cada vez mais de Deus. Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo são os dois ensinamentos chaves da mensagem de Jesus. Perdoar, não julgar o próximo, fazer o bem, ter compaixão e ajudar os necessitados também são orientações importantíssimas feitas por Jesus.
Muitas vezes a preocupação em torno do tempo natalino é de buscar adquirir presentes, mesas fartas e o convívio com os mais próximos tornando-se um tempo passageiro e vazio de sentido, faltando a presença daquele que é o principal na celebraçãoa natalina: Cristo Jesus. E o que fazer quando os recursos são poucos para fazer este natal cheio de luzes artificiais com dificuldades de pôr na mesa aquele pedaço saboroso de carne onde o custo está muito fora da média? Não importa se teremos mesa farta de carne e presentes com luzes artificiais, o que não pode faltar é a presença de Cristo, nosso mestre e salvador. E mesmo que nossas ceias sejam com um simples prato de arroz com ovo e sem qualquer presente material, vai valer muito a pena ser celebrado se não faltar o essencial, que é Jesus em seu amor trazendo a luz de paz aos nossos lares, habitando em nossos corações.
Portanto, é a festa da família, de valorizar aspectos essências de fraternidade que uni a humanidade a celebrar a vida redimida com a vinda do menino Deus, que vem fazer morada em nossa vida interior, tornando-nos capazes de levar essa luz as vidas dos mais necessitados, compartilhando a alegria do Salvador que nos instrui no caminho da verdade. Jesus nasce e revela tamanho amor de Deus por nós, assim, devemos estar convictos da libertação que recebemos de Deus, buscando seguir os ensinamentos do Cristo superando os apegos das coisas passageiras e alcançar através de nossas atitudes a gloria do Reino, restaurando a nossa vida pela virtude da esperança.
Assim, acreditar e viver o verdadeiro sentido do Natal talvez seja o que falta a todos os cristãos e pagãos atualmente. Natal é uma época em que devemos fortificar nossa fé e admirar a força de Jesus. Mostrar aos filhos que o Natal não é somente época de ganhar presentes e montar árvores e enfeites, é necessário saber o motivo dessa festa e o motivo da festa é o nascimento de Jesus.
Desejo um feliz e Santo Natal a todos!
O autor é páraco da Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus e São Roque, no bairro da Ressaca.

Natal e Espiritismo
Lenita Ferreira de Souza Plumari

Natal para nós, espíritas, é uma data de muita paz e alegria. Consideramos o Espiritismo como o Cristianismo redivivo, e mesmo que seja uma data simbólica, o importante é lembrarmos de Jesus e sua divina mensagem.
Apesar do apelo comercial, notamos a serenidade do ambiente. As pessoas se tornam mais cristãs, refletem, confraternizam-se com amigos e familiares, lembram-se dos mais necessitados, realizam caridades, procuram se entender e perdoar mutuamente.
Acreditamos na constante evolução da Humanidade, da Natureza e do Universo e lutamos por um mundo melhor e mais iluminado, onde o amor e o respeito ao próximo sejam comuns a todos, independente da religião.
A autora é representante da Casa Espírita Francisco de Assis (CEFA)

Comments

comments

Postado em 13, dezembro, 2019