Editorial

Já decidiu em quem votar?

Editorial

Teve início, na última terça-feira (16), o período da campanha eleitoral de 2022. Nesse ano, os brasileiros irão as urnas para escolherem o presidente da República, governadores de estados, senadores da República, deputados federais e deputados estaduais. Portanto, com um voto para cada cargo, os brasileiros escolherão cinco políticos que irão, desde governá-los, representá-los no Congresso Nacional e nas assembleias estaduais. A eleição é o ponto máximo da democracia; escolher é o seu direito, respeitar a escolha do outro é o seu dever.
Ontem (18), o Instituto Datafolha divulgou a sua primeira pesquisa após o início do período eleitoral para o cargo de presidente da República. Sem entrar no mérito dos resultados, na pesquisa espontânea, quando o eleitor é confrontado sobre quem irá votar sem receber qualquer nome da disputa, 22% dos eleitores disseram que ainda não sabem. Quando os nomes são apresentados, o percentual cai para 2%.
Já na pesquisa para governador do estado de São Paulo, na espontânea, 57% dos entrevistados disseram que ainda não sabem. Quando são estimulados, 13% responderam não saber. Os demais cargos em disputa, no entanto, não foram apurados na pesquisa, mas, como tradicionalmente acontece, os cargos que possuem mais pessoas que não sabem em quem votar são os de senador, deputados federais e deputados estaduais.
Nas eleições gerais, como a que ocorre em outubro, os eleitores concentram mais as suas atenções nos cargos majoritários – presidente e governador. Os cargos legislativos são secundários e muitos chegam as vésperas das eleições sem saber em quem votar. Ocorre que um presidente eleito sem um congresso alinhado às suas pautas dificilmente consegue aprovar seus projetos, assim como ocorre no caso estadual. Pautas que são levadas a discussões como aborto, liberação das drogas, armamento e outros são assuntos muito mais de responsabilidade do congresso do que do presidente da República. Por isso, além de saber em quem votar para presidente e governador, é imprescindível saber quem você escolhe para representá-lo nos parlamentos.
Para isso, a internet facilita a pesquisa sobre a vida, conduta e propostas dos candidatos. A partir da próxima semana, no dia 26, terá início também o horário eleitoral, nas redes de TV e de rádio. É importante também uma análise minuciosa do eleitor sobre os candidatos aos cargos legislativos.
Você já sabe em quem vai votar?
Uma boa leitura a todos e até a próxima edição!

Comments

comments