Ibiúna terá número recorde de candidatos a deputados
A eleição de outubro próximo terá o maior número de candidatos ibiunenses a deputado da história. Serão, pelo menos, sete candidatos que residem no município. Destes, três concorrerão para a Câmara dos Deputados, enquanto quatro disputarão as vagas para Assembleia Legislativa de São Paulo.
Um dos principais nomes ibiunenses na disputa, o advogado Renan Godinho (PODE) é o único que concorreu tam-bém na eleição passada para deputado. Em 2018, ele concorreu a estadual, alcançando 4.788 votos, sendo 4.102 em Ibiúna. Godinho disputará uma vaga para a Câmara, como candidato a deputado federal pelo Podemos. Ele também concorreu a Prefeitura de Ibiúna em 2020, ficando em segundo lugar, com 6.632 votos. Aos 33 anos, também corretor de imóveis, Renan acredita que a região precisa ter representantes que entendam as demandas de sua população e que lute de fato e traga recursos para a saúde, educação, infraestrutura. “Em nossa região concentra-se um dos melhores PIB do Brasil e já passou da hora de termos alguém que nos enxergue além do eixo Barueri/Sorocaba”, diz.
Outros ibiunenses que disputarão uma vaga como deputado federal são: a comerciante Leonilde Sena Hina (AGIR) e a microempresária Tatiana Lima Shimiguel (Solidariedade). Leonilde já disputou uma eleição como candidata a vereadora, mas não conseguiu se eleger. Ela conta que recebeu o convite para concorrer a federal há 2 anos e decidiu encarar o desafio. “O que eu mais tive em minha vida toda foi coragem”. “Então resolvi aceitar, porque o nosso país precisa de pessoas com comprometimento em fazer o melhor pela população e a política precisa de mais mulheres para lutar pelos nossos direitos e nossa segurança”, completou. Já Tatiana concorreu para vereadora em 2020, também sem sucesso. Ela é casada e não tem filhos.
Deputados estaduais
O Tenente PM Adilson Ribeiro é candidato a deputado estadual. Ele está filiado ao Partido Social Cristão (PSC), é advogado e professor universitário. Adilson conta que decidiu ser candidato porque durante os quase 30 anos de vivência na Polícia Militar viu os principais anseios da sociedade, que é a saúde e segurança, além das deficiências no âmbito educacional. “Com a experiência e conhecimento jurídico tenho certeza de que posso contribuir um pouco mais para uma sociedade mais justa, além de poder combater a corrupção”, diz. É a primeira vez que ele será candidato.
Outro PM, o Cabo Olair Fernando Soares, que está há quase 25 anos atuando na polícia, também é candidato a deputado estadual. Ele conta que já foi instrutor do Proerd, participando da formação de mais de 5 mil alunos. Ele é casado e tem um filho. Está filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB). “Vamos assumir esse compromisso com os nossos ibiunenses para o crescimento da nossa cidade e de toda a nossa região, com o intuito de levar melhorias e na fiscalização do dinheiro público, para que todos possam ter os mesmos direito e acessos aos seus direitos fundamentais, que são saúde, educação, segurança, saneamento básico e de uma vida mais digna para se viver”, diz. Olair disputou a eleição passada, como candidato à vereador, pelo MDB, e obteve 475 votos. É o segundo suplen-te da sigla.
Também candidato a estadual, o empresário Antônio Carlos Bolgioni, conhecido como Tonhão do Residencial Europa, foi candidato a vereador em 2020, quando obteve 370 votos, estando como primeiro suplente do Podemos, sigla em que ele irá concorrer como candidato a estadual. Aos 49 anos, Tonhão diz: “Não concordo com as políticas públicas e entendo que a população merece muito mais e melhor”.
Por fim, o caminhoneiro alagoano Ubiraja de Araújo Morais, de 59 anos, será candidato a deputado estadual pelo partido AGIR. Bira, como é conhecido, mora em Ibiúna desde 1987. Ele é divorciado e pai de 11 filhos. Trabalhou como prestador de serviços de frete com caminhão próprio para Editora Abril e Grupo Dinap por 12 anos. Também foi motorista autônomo de caminhão em empresas químicas. Atualmente, dedica-se a área rural, além de cuidar da própria plantação, Bira ajuda agricultores de Ibiúna, fazendo pequenas entregas de produtos agrícolas na região. Entre suas propostas, está a preocupação com o abuso do álcool e de outras drogas entre os caminhoneiros, como também é totalmente contra ao uso do “famoso” rebite (substância da família das anfetaminas, uma droga ilícita, cujo efeito faz com que a pessoa se mantenha acordada por mais tempo, prejudicando a saúde).