Represa

APA de Itupararanga empossou conselho gestor

Em 25 de abril, aconteceu a posse do conselho gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga para o biênio de 2023 a 2025. O evento, realizado no Auditório Municipal Rui Barbosa, reuniu representantes dos municípios de Ibiúna, São Roque, Mairinque, Vargem Grande Paulista, Piedade, Alumínio, Votorantim, Cotia e Sorocaba, além de representantes da Fundação Florestal, gestora da APA, da Cetesb, Sabesp, CBA e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sorocaba, bem como representantes da sociedade civil, como a SOS Itupararanga, com sede em Ibiúna.
A APA Itupararanga foi criada em 10 de dezembro de 1998, pela Lei Estadual n.º 10.100, abrangendo o entorno da Represa de Itupararanga. Seu objetivo é proteger o reservatório, formado pela barragem do Rio Sorocaba, no Município de Votorantim, que é responsável por metade do abastecimento público da região, além de gerar energia elétrica e regularizar as vazões nesta bacia. A represa representa também uma importante área de lazer para Ibiúna e cidades próximas, fomentando o turismo. E em suas margens encontram-se inúmeras residências e casas de veraneio frequentadas por milhares de visitantes.
O conselho gestor é considerado um fórum consultivo, responsável pela articulação das iniciativas de conservação, proteção e melhorias de sua qualidade ambiental. Por isso, congrega representantes das três instâncias representativas, sociedade, municípios e Estado, na mesma proporção e com igual peso nas decisões.
Durante o evento, compuseram a mesa o prefeito de Ibiúna, Paulinho Sasaki (PTB), o secretário de Meio Ambiente, Rafael Ribeiro, a secretária de Cultura e Turismo, Sakura Ishibuchi Nanni, o PM Tenente Lincoln, representando a Polícia Militar Ambiental, a ex-deputada federal e vereadora de Sorocaba, Iara Bernardi (PT), o gerente da região metropolitana da Fundação Florestal, Gustavo; o gestor da APA Itupararanga, Waldnir Gomes; e a diretora da ONG SOS Itupararanga, Viviane Rodrigues de Oliveira, representando a sociedade civil do município.

Comments

comments