Justiça indefere um candidato a vice-prefeito e mais 73 vereadores
A Justiça Eleitoral de Ibiúna indeferiu o registro de candidatura do postulante ao cargo de vice-prefeito pelo PT, Sandro Vieira e mais 73 candidatos a vereadores de Ibiúna. Cabe salientar que, da decisão, ainda cabe recurso e os indeferidos com recursos podem continuar a campanha normalmente. Grande parte dos indeferidos foram por falta de documentos solicitados pela justiça ou por não ter prestado contas em eleições passadas.
Além de Sandro, dois candidatos a vereador do PT também estão indeferidos. Entre os postulantes ao legislativo, destaque para os candidatos dos partidos ligados ao candidato a prefeito Renan Godinho (Pode). Do Podemos foram 12 indeferidos; do Avante, 13; do Republicanos, 12. Do PRTB, partido que tem o advogado Mário Pires como candidato a prefeito, são sete inaptos, assim como o PMB, do candidato a prefeito Carlos Pissarro e o PTC, cujo presidente é o ex-candidato a vice-prefeito Manoel da Silva Pinto, o Neco.
Os outros partidos que tiveram candidatos indeferidos foram: PCdoB 4; DEM 3; PSD 2; PT 2; Patriotas 1; PTB 1; PL 1; MDB 1.
Manifestações
O candidato a prefeito Carlos Pissarro (PMB), também presidente do partido, disse que quatro dos candidatos tiveram o indeferimento por não terem sido filiados pela direção estadual do partido. Nesses casos, não cabe recurso. Para os outros três, Pissarro disse que faltaram certidões estaduais que serão juntadas no processo. O partido irá recorrer e, nesses casos, acredita que a decisão será revertida.
Já o candidato Mário Pires disse que os indeferimentos aconteceram por conta da demora na expedição de certidões pela justiça estadual. “Acreditamos que a Justiça Eleitoral vai reconsiderar tal decisão, já que apresentamos todas as certidões no processo. Como não temos recursos financeiros pra contratar grandes escritórios de advocacia, eu mesmo providenciei as petições do recurso. Se meus vereadores são leais à minha candidatura, também os defenderei na Justiça Eleitoral e sempre serei leal aos mesmos”, disse Mário.
Já o Partido dos Trabalhadores informou que está tomando as devidas providências para regularizar a situação eleitoral dos candidatos do partido que foram indeferidos. A advogada do partido está cuidando do caso e juntando as certidões que faltaram para tornar apto os candidatos do PT.
Em nota, a Coligação ‘Renasce Ibiúna, Um Novo Tempo para Nossa Cidade’ disse que “tratam-se de certidões que dependem exclusivamente da justiça para emissão das mesmas, e que em virtude da Pandemia não foram emitidas em tempo hábil, haja visto que o Fórum está trabalhando com redução de horários e funcionários”, disse a nota. Por fim completou: “O advogado Dr. Renan Godinho, frente ao jurídico eleitoral, empenhou um excelente trabalho que já começou a demonstrar bons resultados. Foram tomadas as devidas providências, um a um, estão todos ficando aptos, e todos estarão regularizados e prontos para disputar o pleito. Confiamos na justiça e no exercício pleno da democracia!”, disse nota da Coligação que tem Renan Godinho como candidato a prefeito.
Consultado, o presidente do PTC, Manoel da Silva Pinto, o Neco, não respondeu a nossa reportagem.