Itamar Borges visitou Cabanha Mulekinha, em Ibiúna
Os proprietários e funcionários da Cabanha Mulekinha, queijaria produtores de queijos artesanais, localizada no bairro da Vargem do Salto, em Ibiúna, receberam o deputado estadual Itamar Borges (MDB), no último dia 29 de julho. Os proprietários Airton e Luzita aproveitaram para agradecer o deputado, já que, enquanto secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, em 2021, Itamar conseguiu a elaboração e a aprovação de uma lei que legalizou o processo do queijo artesanal do estado de São Paulo, com o selo de qualidade SISP Artesanal.
Em 2017, um grupo de queijeiros artesanais fundaram a Associação Paulista do queijo Artesanal (APQA) com objetivo de legalizar a atividade, com o selo de qualidade a fim de beneficiar os pequenos produtores de origem animal como queijos, charutaria e mel. Com isso os produtores poderiam comercializar seus produtos não só na cidade de origem, mas para todos os estados brasileiros.
Luzita Camargo, proprietária do Cabanha, conta que a luta não foi fácil. Em 2021, o presidente da APQA conheceu o então secretário da Agricultura Itamar Borges, também deputado estadual, que se encantou com a causa e a luta dos pequenos produtores de origem animal, como queijos artesanais. “Não havia uma lei própria para o pequeno produtor artesanal , tinha que construir uma indústria, na visão do órgão”, explica Luzita. Segundo ela, o deputado Itamar Borges, no cargo de secretário da Agricultura, foi essencial para o processo de legalização.
A visita do deputado contou também com a presença do prefeito Paulinho Sasaki (PTB), dos vereadores Naldo Firmino (PP), Roni Von (PP) e Valnei Galvão (PRTB), além de secretários municipais e outras autoridades.
Fundada em 2010 no bairro da Vargem do Salto, pelo casal Airton e Luzita Camargo, da Cabanha Mulekinha começaram a produzir leite com uma vaca e, atualmente, conta com aproximadamente 80 animais com 25 vacas na ordenha, todas da raça Jersey. “Os animais da fazenda provêm da inseminação artificial com acompanhamento e controle dos veterinários do Estado, que atestam e comprovam que são saudáveis, isentos de qualquer doença e recentemente receberam a Certificação de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose conta Luzita.
Mais benefícios
O deputado emedebista encaminhou recursos também para o município de Ibiúna, como uma motoniveladora, um veículo para a saúde, um trator e equipamentos agrícolas entre outras benfeitorias.