Intolerância política será a nova marca país?
Por Ana Cristina Piletti
Marca país pode ser entendida como um conjunto de ações de marketing e de comunicação voltado para a construção e gestão da imagem e da reputação de uma Nação. Ou seja, como a Nação é percebida por diferentes públicos, em especial, o estrangeiro. Elementos como o turismo, a economia, a cultura, a política, a governança entre outros servem como matéria-prima para a formação dessa imagem. Pergunta-se: Qual é marca do Brasil hoje? Como temos sido percebidos?
Alguns estudos nos ajudam a entender qual é a reputação da nossa Nação. Pesquisa global com 20.019 pessoas, de 50 países distintos, revelou que o Brasil passou de 20º lugar em 2015 para a 29ª posição no ano de 2020, sendo que competência e honestidade foram apontados como um dos piores indicadores (IPSOS, 29/10/2020). Além da má governança, estudo recente também revelou que a polarização política no Brasil superou a média de outros 27 países, sendo o radicalismo político-partidário apontado como principal aspecto negativo. Isto é, os brasileiros estão cada vez menos propensos a aceitar e a dialogar com pessoas que tenham visões políticas diferentes da sua (ESTADÃO, 14/09/2019).
Para o historiador inglês Kenneth Maxwell, “a imagem do Brasil não poderia ser pior” (FSP, 04/09/2022), ressaltando os reflexos das políticas ambientais e do populismo do atual presidente que, dentre seus seguidores, conta com uma legião de fanáticos. Além disso, a violência advinda do discurso de ódio e do extremismo político-partidário ultrapassou as ofensas verbais, transformando-se em violência física e crimes para além da fronteira nacional.
Levantamento realizado Observatório da Violência Política e Eleitoral já registrou um aumento de 23% nos casos de violência contra lideranças políticas no período entre 2020 e 2022 (FSP, 11/07/2022). Entre eles está o homicídio do guarda municipal petista por um agente penitenciário bolsonarista em Foz do Iguaçu/PR. No mais, recentemente, um brasileiro de extrema direito foi detido na Argentina após tentativa de assassinato contra a ex-presidente Cristina Kirchner. Para o cientista político Felipe Borba, ”qualquer ato de violência contra liderança política é muito grave porque mina a democracia e ainda fere a liberdade de expressão. ‘Reduz a participação e a legitimidade dos eleitos e deixa as pessoas com receio de manifestar sua opinião’” (FSP, 11/07/2022).
É essa marca país que queremos? Qual é a imagem de Nação que você deseja? Como brasileiro, como gostaria de ser percebido? A construção da marca país depende de cada um de nós e dos representantes que elegemos.