Curtas da Política
Governo forte
O resultado das eleições mostrou a força política do prefeito Paulinho Sasaki (PTB) e do ex-prefeito Fábio Bello (MDB). O candidato a federal apoiado por ambos, Vitor Lippi (PSDB), foi o mais votado em Ibiúna com 6.457 votos, mais que o dobro do que o advogado Renan Godinho (Pode), que obteve 2.835 votos em Ibiúna, menos da metade de Lippi. Já o candidato Danilo Ramos, de Vargem Grande Paulista, obteve 2.286 votos aqui, apoiado pelo também advogado Mário Pires, que ficou em terceiro lugar para prefeito nas eleições de 2020.
Prévia?
Se o resultado for analisado como uma prévia do que pode ser a disputa de 2024, Sasaki desponta como favorito para a reeleição. Claro que isso trata-se, apenas, de uma conjectura, tendo em vista que tem “muita água para passar debaixo da ponte”. Mas, como dizem os políticos, quando termina uma eleição, é hora de pensar na próxima.
De novo Bruna
Para deputado estadual, a candidata de Barueri, Bruna Furlan (PSDB), mais uma vez, foi a mais votada na cidade. Filha do prefeito de Barueri, Rubens Furlan, a tucana, depois de ficar por 12 anos na Câmara dos Deputados, agora vai atuar na Assembleia Legislativa de São Paulo. Vale lembrar que os deputados estaduais tomam posse apenas em 15 de março. Os federais em 01° de fevereiro.
Bruna obteve 2.640 votos em Ibiúna e ficou a frente dos dois candidatos da cidade, Sargento Adilson Ribeiro (PSC), que fez 1.883, e Tonhão do Residencial Europa (PODE), que fez 1.628 votos no município. Finalizam a lista dos cinco primeiros, o sanroquense Efaneu Godinho (PSD), ex-prefeito da cidade vizinha e um dos proprietários da rede de supermercados São Roque, que obteve 1.515 votos em Ibiúna, e a advogada Dra. Damaris Moura (PSDB), que obteve 1.275 votos, apoiada por seu assessor e ex-vereador Carlinhos Marques e o atual vereador Valnei Galvão (PRTB). Dos cinco mais votados, apenas Bruna foi eleita.
Petistas
A dupla dos candidatos do PT, com maior ligação com a cidade, também foi eleita e com votação significativa no município. O federal Carlos Zarattini obteve 1.095 votos em Ibiúna, ocupando a quinta colocação no geral; já o vereador da capital, Antônio Donato (PT), que tem chácara de veraneio no município, alcançou 935 votos no município como candidato a deputado estadual. Eles receberam o apoio do diretório do PT no município e de outros simpatizantes.