CAPS, um serviço ao alcance de todos
Em Ibiúna, para tratar dos problemas relacionados à mente, temos o serviço do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é um serviço de saúde voltado ao atendimento de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno, onde diversos problemas são tratados.
No município, o CAPS possui cerca de 5.600 pacientes ativos que passam por atendimento psicoló-gico, sessões de terapias individuais, em grupo, reabilitação, terapias ocupacionais, consulta médica, entre uma série de tratamentos. Deste total, cerca de 1.250 são atendidos no CAPS IJ (Infanto-juvenil), que atende crianças e adolescentes de zero a 17 anos.
Num comparativo entre 2021 e 2022, nos meses de janeiro a julho, o CAPS adulto realizou 8.705 atendimentos no ano passado. Neste ano, nesse mesmo período, o número saltou para 11.232 atendimentos – um aumento de 29%.
O CAPS IJ, que trata apenas crianças e adolescentes, também teve um salto nos atendimentos desse ano. De janeiro a junho de 2022 a média era de 740 atendimentos, nos meses de julho, agosto e setembro esse número subiu para 1.738, sendo 1.625 atendimentos em julho, 1.262 em agosto e no último mês de setembro 2.327, contribuindo consideravel-mente para o aumento da média mensal de atendimentos entre crianças e jovens nesses últimos meses.
Para Daniela Barreto de Lima, psicóloga e diretora do CAPS de Ibiúna, o pós-pandemia é um dos fatores que contribuiu para o aumento nos atendimentos, que começam a refletir principalmente agora nas pessoas, com um aumento expressivo nos casos de depressão e crises de ansiedade.
O CAPS oferece diversos tipos de atendimento como terapia ocupacional, psicólogo, psiquiatria, terapia em grupo, atendimento domiciliar, atendimento familiar, ações de reabilitação psicossocial, de valorização e autoestima, entre outros. Para mais informações: (15) 3248-3022 ou vá até a Rua Álvaro de A. Leme – 271. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.