Aluno da escola pública realiza iniciação científica e participa de congresso da UNIFESP
Prof. Bruno Ruivo Oliveira
O que é necessário para ser um pesquisador? Cursar uma boa Universidade? Curiosidade, determinação, dedicação e conhecimento? Hoje as universida-des possuem programas de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) tanto para graduandos como para alunos do Ensino Médio, basta ter iniciativa e vontade.
Este é o caso de Gabriel Turolla, aluno da 2ª série Ensino Médio da Escola Lino Vieira Ruivo, que participou do Congresso Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no dia 30 de agosto, para apresentar os resultados de sua pesquisa intitulada ”Gameficação no ensino-aprendizagem e a integração de libras nas aulas do Ensino Médio”.
Estimulado por seus professores Rosangela e Bruno, buscou estudar formas de como promover integração entre alunos surdos e ouvintes por meio de narrativas de jogos em uma plataforma digital. Sua orientadora, a Professora Doutora Érica Aparecida Garrutti, ministra aulas na Universidade Federal de São Paulo, Campus de Guarulhos, o conduziu nesta jornada e também ficou orgulhosa de seu orientando estar lado a lado com alunos de graduação e mestrado, em discussões tão pertinentes em nossos dias que é a educação inclusiva. Gabriel constatou que esta é uma área muito vasta e desafiadora, por outro lado muito gratificante e enriquecedora. Com certeza é um primeiro passo para se tornar um competente físico acadêmico, como vem desenvolvendo em seu projeto de vida. Parabéns, Gabriel!