Agosto Lilás: Combate à violência contra a mulher e botão do pânico
O Agosto Lilás é uma campanha de conscientização e combate à violência contra à mulher, principalmente a violência doméstica, criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos. Surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
Para proteger as mulheres vítimas de violência de gênero, algumas ferramentas são importantes, como as medidas protetivas. Elas são ordens judiciais que obrigam o agressor a se afastar da vítima e do lar; que possibilitam a busca e apreensão de arma de fogo com proibição de porte e posse; entre outras.
No município de Ibiúna o número de medidas protetivas expedidas pelo Poder Judiciário, foram mais de 50, de agosto de 2022 até a presente data, dados que demonstram dois fatores distintos: aumento de violência e que as mulheres estão mais informadas sobre como e onde buscar ajuda.
Como forma de enfrentar as diversas violências contra as mulheres, o município de Ibiúna conta com uma equipe de profissionais qualificadas e treinadas para atender essas mulheres vítimas de violência doméstica, com viaturas destinadas a este atendimento 24h, e com o aplicativo do botão do pânico, que funciona da seguinte forma: após o recebimento da medida protetiva a vítima pode ir até a sede da Guarda Civil Municipal (GCM) e se cadastrar no aplicativo, o qual poderá aciona-lo sempre que se sentir ameaçada pelo agressor, já que dispara um alarme na central de comunicação (CECOM) e imediatamente será acionado a viatura mais próxima do local.
Disque 153 – Denuncie
Para comunicar algum caso de violência doméstica ligue para a Central de Comunicação da GCM, através do 153. As denúncias podem ser feitas de forma gratuita e confidencial. A central funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados.