Por uma Educação Padrão FIFA
Para ser padrão FIFA, uma educação precisa ter esses quatro pilares básicos: F = Família / I = Interesse / F = Formação / A = AvaliaçãoFAMÍLIA – A participação da família na educação escolar das crianças é de fundamental importância. Escola e família têm os mesmos objetivos, ou seja, promover o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos. As escolas que conseguirem tornar a família do aluno parceira na educação, terá meio caminho andado. Não se trata de exigir que os pais ensinem, em casa, as disciplinas escolares. Cabe a eles, no entanto, verificar se a lição foi feita e elogiar a criança que vai bem na escola e sobretudo, participar das reuniões de pais e alunos. Isso é o mínimo que os pais devem fazer para criar uma expectativa positiva em relação aos estudos.A escola, por sua vez, precisa conhecer as famílias e criar canais de comunicação para informá-las sobre o progresso e dificuldades dos respectivos filhos.INTERESSE – Todo comportamento é motivado pelo interesse. Na educação, a escola denominada ativa, apela constantemente a ele. E, para tanto, organiza os temas de estudo em volta de centros de interesse tomados do ambiente em que vivem os alunos. Por exemplo: partindo do leite, as crianças se interessam pela vaca, pela fabricação de queijo, manteiga, iogurtes, etc.Uma das maiores reclamações dos professores é a falta de interesse dos alunos. São múltiplas as causas desse desinteresse. Entre outras, está o desinteresse da família dos alunos e, até dos próprios professores.FORMAÇÃO – Hoje, na educação, há muita informação e pouca formação. E, no entanto, é a formação que ajuda a moldar o caráter e a visão de mundo dos alunos. Ajuda-os a cultivar valores, respeitar seus semelhantes e a natureza, a discernir entre o certo e o errado, bom e mau, a curtir o bom e o belo e, sobretudo, a dar um sentido a sua vida, seu trabalho, sua convivência familiar e comunitária.AVALIAÇÃO – Observa-se, atualmente, que em lugar de elevar o nível do nosso ensino, a tendência é a de reduzir tudo ao mais elementar e primário. Assim, muitos alunos, saem dos primeiros anos sem saber ler e nem escrever corretamente. Depois, mesmo sem aprender, vão passando de ano até chegar à faculdade. E, então, saem com um diploma de curso superior sem saber desempenhar a profissão que escolheram. Tudo isso porque os alunos não são avaliados no decorrer dos diferentes anos. Hoje, em muitas de nossas escolas, é preciso bastante esforço para ser reprovado.
Glória Piletti