Ibiúna recebeu encontro de‘Alternativas para uma nova Educação’
No último 20 de outubro, a escola municipal Antonio Coelho Ramalho recebeu a visita dos estudantes e educadores do curso de pós-graduação da Universidade Federal do Parana – Campus Litoral, denominado ‘Alternativas para uma nova Educação’. O curso de pós-graduação em nível de especialização tem como objetivo organizar um espaço de aprendizagem que busca promover e implementar novas alternativas educacionais, por meio de vivências, estudos, diálogos, fortalecimento em rede envolvendo os educadores, estudantes e suas comunidades, na construção de uma educação significativa, transformadora, solidária, inclusiva, ética e colaborativa.
O curso está na 4ª turma com 80 estudantes espalhados por diversos estados brasileiros e conta com quatro ibiunenses, além de a professora Mila Zeiger Pedroso (vice-diretora da E.M. Antonio Coelho Ramalho) ser uma das integrantes da equipe de educadores. Essa foi a quarta turma do curso que visitou Ibiúna. A equipe da Antônio Coelho Ramalho planejou cada momento para que os visitantes pudessem conhecer não só a proposta pedagógica da escola, mas um pouco mais sobre a educação, assistência social e cultura da cidade. Iniciaram a visita conhecendo o trabalho da Escola Estadual Dona Olímpia Falci, onde foram acolhidos pelos alunos e professores com um café da manhã e em seguida uma roda de conversa para apresentação do trabalho que a escola realiza com os adolescentes e jovens ibiunenses. Ainda na parte da manhã seguiram para a escola Antonio Coelho Ramalho para conhecer a proposta inovadora da escola, primeiro pela visão das crianças e depois em uma roda de conversa com os educadores.
No final da tarde, seguiram para o Centro de Convivência do Idoso onde participaram de uma dança circular dirigida pela professora Carolina e de apresentações da assistente social Célia Moreira, da professora de pilates Mileny Pedroso Domingues e uma estudante da UFPR, que explanaram sobre o trabalho realizado no acolhimento e convivência dos usuários do serviço.
Os visitantes ainda foram recebidos na escola municipal Dulce de Góes Freitas para um café da tarde e um breve descanso. No início da noite, retornaram ao Centro de Convivência do Idoso para participarem de um sarau organizado pelo Grupo Sarau Conexão, que iniciou com a apresentação do professor Benedito Ivair Cardoso sobre o Congresso da UNE em Ibiúna, em 1968. Finalizaram a noite numa calorosa festa no Canto Kalp. Pernoitaram na E.M. Dulce Freitas de Góes e no dia seguinte seguiram viagem para uma vivência no Bairro de Perus em São Paulo.