Saúde

Novembro azul: mês chama a atenção para a saúde do homem

O movimento internacional Novembro Azul foi criado em 2003 para a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem. De acordo com pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) sobre a percepção do homem sobre sua saúde e divulgada em 1º de novembro, apenas 32% dos acima de 40 anos se consideram muito preocupados com a sua própria saúde e que 46% deles só vão ao médico quando sentem algo. Esse número aumenta para 58% se este homem utiliza apenas o SUS.
Apesar do descaso, metade deles tem medo ou ansiedade quando pensam em sua saúde. A pesquisa, viabilizada pelo Laboratório Adium, foi realizada com homens acima de 40 anos representantes de todas as regiões do país, via aplicativo mobile pelo Instituto de Pesquisa IDEIA.
Ainda segundo o estudo, o câncer de próstata está entre as doenças urológicas mais temidas pelos homens. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o segundo tipo mais comum entre a população masculina no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele.
Existem, no entanto, alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata:
Idade: o risco aumenta com o avançar da idade – no Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
Histórico familiar: homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
Para preveni-lo, portanto, é necessário manter hábitos saudáveis, tais como ter uma alimentação rica em fibras, frutas e verduras; não fumar; evitar o consumo de álcool; fazer atividades físicas regularmente e realizar as consultas e exames de rotina.

Comments

comments