O papel do vereador
Uma boa parte dos brasileiros costuma dar mais atenção à eleição do prefeito em detrimento à do vereador quando que para o bom andamento da administração municipal torna-se fundamental a formação de uma Câmara de Vereadores atuante e representativa. O vereador compõe o Poder Legislativo municipal e deve defender os interesses da comunidade que o elegeu e não os seus próprios interesses.
Dentre as suas inúmeras atribuições, o vereador é o legislador do município. Ele elabora e vota projetos de lei que têm como objetivo o bem comum dos munícipes.
Cabe ao vereador fiscalizar os atos Poder Executivo, ou seja, do prefeito quanto ao emprego do orçamento municipal e das verbas públicas estaduais e federais. Além de apreciar o orçamento municipal, ele também tem a função de investigar as infrações político-administrativas do prefeito e de vereadores.
Por aqui podemos ver o tamanho da nossa responsabilidade na escolha do vereador. O voto é um direito que não podemos desperdiçar com candidatos que nunca fizeram nada pelo povo, que têm pendências com a justiça, que seja simplesmente um conhecido da família ou que distribuem favores às vésperas das eleições. Eleição não é um jogo, não se vota em quem está ganhando ou em quem distribui mais “santinhos” e favores. Devemos votar em quem nos representa de fato e tem competências para exercer tão importantes funções.
Carolina Saito