ColunistasUncategorized

De olho na crise, Ibiúna comemora 161° aniversário

José Gomes (Linense)

Cercado de belezas naturais entre muito verde e muita água, a Estância Turística de Ibiúna comemora seu 161°aniversário de sua elevação a categoria de município. Devido a crise pela qual atravessa o País, com reflexos nos Estados e Municípios, torna-se impossível entregar obras e melhoramentos que beneficiem a população. Entretanto, com algumas obras em andamento, como o prédio da Delegacia de Polícia, como exemplo, a esperança é a duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao pelo governo do Estado, que certamente irá alavancar o progresso de Ibiúna. De fato, Ibiúna já conta nesta área a ser duplicada com duas multinacionais: Nissin Foods do Brasil, Norac Foods, além do estádio de beisebol Yakult e a subestação de Furnas, uma das maiores do mundo no gênero.
A Estância Turística de Ibiúna possui muitos pontos de atração turística ainda não explorados, a espera de investimentos. Entretanto, são muitas as pousadas da mais alta qualidade e conforto, além de condomínios de alto padrão e o turismo rural em franco desenvolvimento que ajuda a movimentar a economia municipal. Atualmente, Ibiúna recebe nos fins de semana, férias e feriados prolongados cerca de 20 mil turistas.
A Academia Seicho-No-Ie do Brasil recebe cerca de 35 mil pessoas todos os anos. Ibiúna, portanto, é uma grande oportunidade para investimentos. São inúmeros os pontos de atração turística, como a represa de Itupararanga, a Cachoeira do França, Cachoeira da Fumaça, Cachoeira da Vargem do Salto, Cachoeira do Manoel de Mino, Cachoeira do Gabriel, as grutas ou itaócas de São Sebastião e o Parque Estadual do Jurupará, com reserva de 26 mil hectares de Mata Atlântica, reconhecido pela UNESCO como parte integrante da Biosfera.
Contudo a base da economia municipal ainda é a agricultura na produção de hortifrutigranjeiros; seu clima é muito saudável semelhante ao de Campos do Jordão e sua altitude com média de 996 metros o que coloca Ibiúna como a terceira cidade mais alta do Estado, sendo que o município possuí uma área de cerca de 1.093 km², que a coloca o município como o 34° de maior extensão territorial do Estado.
O ano de 2018 é um ano especial para o município de Ibiúna, porque em 1948 era inaugurado o pensionato de Ibiúna, local em que hoje está o Centro Cultural de Ibiúna, ou seja, há setenta anos; este local também já foi conhecido com Associação Desportiva Ibiunense (ADI). Também em junho de 1968 era fundado o Sindicato Rural de Ibiúna, que completa 50 anos. Em 12 de outubro do mesmo ano, era realizado o XXX Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), ocasião em que mais de mil estudantes foram presos pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), fato que incluiu Ibiúna de maneira definitiva na história do Brasil.
Um fato marcante em Ibiúna, ocorrido em 20 de maio também de 1968, foi a visita da imagem verdadeira de Nossa Senhora de Aparecida, ou seja, fato que também comemora 50 anos. “Neste aniversário, parabenizamos estes acontecimentos e pedimos que Nossa Senhora de Aparecida continue abençoando o município e seu povo”.

Comments

comments