VOZ de IBIÚNA, 30 anos registrando a história de nossa cidade
No último dia 1º, Dia do Trabalhador, o jornal VOZ de IBIÚNA completou 30 anos de existência. Foi em 1º de maio de 1989 que a primeira edição circulou no município, iniciativa de uma equipe de professores, assistente social e médico. Os valores defendidos, que permanecem desde então, são de defesa da democracia, da liberdade de imprensa, da defesa dos direitos dos menos favorecidos e de uma sociedade mais justa. Certamente que falhamos, mas não eximamos no propósito de registrar a história de Ibiúna, que sempre foi e será a razão da existência do VOZ.
Durante todo o período muitos foram os desafios; perseguições e ofensas não faltaram quando a nossa linha editorial não atendeu anseios de governantes e aliados políticos. No entanto, não nos esquivamos de informar aquilo que, segundo nosso conselho editorial, foram fatos marcantes de nossa história. Ao todo, ao chegar ao mês dos 30 anos, foram 379 edições e tiragem acumulada de 3.752.000 jornais. O VOZ é o jornal com maior tempo em circulação em Ibiúna.
Em todo esse tempo, sobre a liderança do casal Jodi e Júlia Tanaka, o jornal preencheu o espaço da imprensa local; abrindo caminhos para as manifestações populares, artigos e informações sobre o cotidiano de Ibiúna, acompanhando os principais fatos ligados também ao cenário político nacional. Para aqueles que participaram do início do jornal, como os doutores Nelson e Claudino Pilleti, juntamente com o casal ancora, chegar aos 30 anos era impensável naquele tempo. Nesse período, o jornal ainda contou com colaboradores ilustres, como o saudoso prefeito Coronel Darcy, o dr. Geraldo Vicente Martins, os professores Adriano Ruiz, Valdo de Andrade, Carolina Saito e Mariza Pola, além de parceiros como Waldir Justino de Souza, o pesquisador José Gomes, o Linense – enciclopédia viva da história de Ibiúna –, e ainda os jornalistas Fernando Moraes e Paulo Cesar Bueno. Além deles, diversos colaboradores na parte gráfica, como Ricardo Chahad e Geovanne de Moraes, também contribuíram com a história do VOZ.
Atualmente, a equipe conta com a colaboração do jornalista Carlos Marques, do designer Marcelo Martins, do pesquisador José Gomes (Linense), do dr. Claudino e sua filha, a professora universitária Ana Cristina Pilleti, e das professoras Glória Pilleti e Luiza Pires. Tudo sob a orientação e assessoria jurídica da dra. Delícia Fernandes. A missão, ainda que com o avanço das plataformas digitais, continua sendo a de registrar, também no impresso, a história política, econômica e social da Estância Turística de Ibiúna. Para complementar isso, atualizamo-nos e desenvolvemos página no facebook e também o site oficial do jornal. Que venham mais 30 anos de ‘jornalismo com responsabilidade’.
Uma ótima leitura e até a próxima edição.